Menu ASAE

Sobre a ASAE

A Asae foi criada em 1º de setembro de 1984 com o objetivo essencial de unir os trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS-ASCAR para fortalecer a luta em defesa de seus direitos, da extensão rural e do papel do Estado no desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Se a extensão rural pública realizada pela EMATER/RS-ASCAR se tornou referência no Brasil ao atender e qualificar a agricultura e pecuária, a agricultura familiar, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas e assentados, isso se deve à qualidade do trabalho de seus trabalhadores e trabalhadoras, que se empenham diariamente com dedicação e profissionalismo. São mais de 250 mil famílias atendidas em mais de 480 municípios.

Ao longo de seus mais de 40 anos de existência, a Asae tem sido construída pela luta da categoria e tem desempenhado um papel decisivo em conquistas como a construção do Plano de Cargos e Salários, as definições sobre o quadro de lotações, o apoio nas campanhas salariais e a criação do Fundo Assistencial de Saúde, entre outras iniciativas.

Além disso, a Asae dispõe de uma estrutura de serviços e assistência voltada para o bem-estar da categoria e de suas famílias, contando atualmente com cerca de 2 mil associados.

MISSÃO
Unir e defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS-ASCAR, oferecer serviços e acolhimento aos associados e seus dependentes, além de defender, valorizar e propor rumos para a extensão rural no Rio Grande do Sul.

VISÃO
Ser referência no Rio Grande do Sul e no Brasil como uma entidade representativa classista, integrada, moderna, dinâmica, transparente e conectada com as principais necessidades da categoria.

PROPÓSITO
Contribuir decisivamente para a mobilização, luta e diálogo, de forma integrada às demais organizações de trabalhadores e trabalhadoras, com o objetivo de defender direitos, avançar em conquistas e fortalecer a extensão rural no Rio Grande do Sul.


VALORES
Combatividade, união, representatividade, participação, transparência, diálogo, inovação, sustentabilidade, ação integrada, solidariedade, independência, acolhimento.