FASER vai a Brasília para discutir financiamento para Extensão Rural Pública

 FASER vai a Brasília para discutir financiamento para Extensão Rural Pública

Durante os dias 16 a 18 de Maio de 2023, Jose Claudio Fidelis Pereira, Coordenador Geral e Marines Rosali Bock, Coordenadora de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER coordenadores da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil – FAZER estiverem em Brasília para com uma agenda de reuniões com liderança e diretores em debate em prol do fortalecimento da Ater Publica.

A presidenta, Heloiza Helena Galvão e os diretores Jose Nilton Lacerda,  e Renato de Carvalho da Associação dos Servidores da Emater do Distrito Federal – ASSER/DF. apoio da ASSER-DF deram apoio a FASER durante esses três dias de intensa agenda.

Fidelis e Marines juntamente com os representantes da ASSER-DF reuniram-se com o deputados e diversos órgãos do Governo Federal com o objetivo de estabelecer um diálogo a fim de buscar uma maior valorização e financiamento da Assistência Técnica e Extensão Rural Pública a nível federal, além de buscar espaço para a FASER dentro das instâncias decisórias do Governo.

Acompanhem a agenda da FASER

No dia 16

A FASER e ASSER-DF reuniram-se com os Deputados Federais, Joseildo Ramos do PT da Bahia, Pompeo de Mattos, PDT do Rio Grande do Sul e Deputado Alexandre Lindenmeyer, PT do Rio Grande do Sul; as visitas aos parlamentares teve como motivação a solicitação de apoio, junto à Câmara Federal, a Extensão Rural Pública e mostrar aos demais deputados o déficit em relação aos investimentos nos últimos anos no âmbito da ATER.

Apresentamos aos parlamentares as demandas da FASER quanto Anater. Estamos em busca de  apoio para defesa da Ater Pública oficial, frisou Fidelis.

Em outro momento da agenda visitamos a sede  na Asbraer para discutir pautas conjuntas para defesa da Extensão Rural Publica, onde nos reunimos com a diretora executiva Mariana Matias, cita Marinês Bock.

 Reunião com o deputado federal Joseildo Ramos – BA
 Reunião com o deputado federal deputado Pompeu de Mattos – RS
 Reunião com o  deputado federal Alexandre Lindemayer do RS
 Reunião com a diretrora executiva da Asbraer, Mariana Matia

No dia 17

José Fidelis e Marines Bock, estiveram reunidos com a Diretora Técnica da ANATER, Loroana Coutinho de Santana, e com a Gerente de Formação em ATER Isabel Lourenço da Silva, acompanhados dos Diretores da ASSER/DF.

Foi realizada uma discussão sobre alguns projetos de lei que estão tramitando na Câmara dos Deputados e que podem representar formas de financiamento da Extensão Rural Pública. A Federação fez novamente a solicitação para participar do Conselho de Administração da ANATER, porque entende-se que a Extensão Rural Pública e a FASER, como entidade representativa dos trabalhadores da ATER, são a maior rede de Extensão Rural no Brasil, comenta Fidelis

A FASER, juntamente com os Diretores da ASSER/DF, conseguiu uma importante reunião onde estiveram presentes representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDRAF,  a assessoria especial do Ministro, Luiz Paulo Teixeira Ferreira, representada por Eric Souza Moura, chefe da Assessoria Especial do MDA; os Diretores da ANATER, Loroana Coutinho de Santana, Diretora Técnica, Carlos Camilo Góes Capiberibe, Diretor Administrativo Financeiro; o Diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – DATER, Marinilson Batista.

Neste encontro foi realizado um grande debate sobre a situação da Extensão Rural Pública hoje. Foram debatidos pontos como: a situação de Extensão Rural Pública na atual conjuntura, a importância do financiamento da ATER Pública pela ANATER, e quais as formas de promover mais visibilidade para a ATER pública e também o aporte orçamentário. Houve  também a participação virtual da Dra. Carolina Rios.

Nossa  agenda também contou com a reunião com o  deputado federal Alexandre Lindemayer do RS, tendo como  pauta o apoio para  fortalecimento e orçamento para ATER Pública, frisou Marines Bock.

Reunião com a diretora  técnica da Anater e gerente de Ater e Formação da Anater
Reunião com assessoria especial do ministro do MDA, Dater, diretores da Anater e coordenação executiva Condraf para apresentar pautas da Faser e defesa extensão rural pública.

No dia 18

Ainda teve visita ao ministério do meio ambiente,  secretário ao Departamento de desertificação, Alexandre Pires onde foram discutidas importância do serviço de  Extensão Rural para ajudar a minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

Em todas as visitas a federação obteve uma ótima receptividade, assim como as suas demandas. Também foram importantes espaços para mostrarmos, e solicitamos uma mudança de rumos dos investimentos do governo federal, pois nos últimos 4 anos apenas 15 % dos recursos do governo federal, através da Anater foram na Ater pública, avalia, Marines Bock

Nossa agenda nessa semana abre o caminho para o debate o fortalecimento da Ater Pública no pais, Ressalta Fidelis.

Reunião com o secretário do departamento de desertificação do MMA, Alexandre Pires.

ASAE

Posts relacionados