Asae lança campanha de combate ao assédio

 Asae lança campanha de combate ao assédio

Começa nesta segunda quinzena de maio uma campanha da Asae para reforçar a conscientização e o combate ao assédio, tanto moral quanto sexual, no contexto profissional da extensão rural. A campanha decorre de um debate que vem sendo realizado na categoria desde a pesquisa para diagnóstico sobre as questões relativas a gênero entre as funcionárias da Emater-RS, em 2021. No final de março, a Asae entregou à direção da Ascar-Emater/RS um requerimento para que a empresa implemente medidas contra as diversas formas de assédio que as mulheres trabalhadoras vêm sofrendo.

Para se ter uma ideia, a pesquisa, realizada em 2021, apontou que 64,8% das entrevistadas relataram ter sofrido algum tipo de situação de desvalorização do trabalho e várias formas de assédio. Para a presidente da Asae, Marinês Bock, os indicativos são de que as práticas verificam-se no dia a dia do trabalho e precisam ser fortemente combatidas pela instituição.

INQUÉRITO CIVIL

A campanha inicia no momento em que a Asae está em vias de fazer parte como terceiro interessado no inquérito civil demandado pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande Do Sul (Semapi), que cobra da direção da Emater medidas que combatam os casos de assédio na empresa. Esse inquérito apresenta duas denúncias de assédio já identificadas e em torno de 40 casos que precisam de investigação.

É PRECISO AGIR

A presidente da Asae diz que a associação está atenta a essa situação e espera que a seja feito algo para evitar que mais pessoas sofram. “A Asae solicitou a implementação de um protocolo específico para o acolhimento das vítimas, apuração rigorosa dos fatos e uma clara previsão de medidas educativas, preventivas e sancionatórias para coibir a ocorrência de todas as formas de assédio”, afirma.

“Por fim, reforçamos nossa disposição para contribuir com informações concernentes à pesquisa e construir institucionalmente os mecanismos necessários à solução do problema que atinge, principalmente, as trabalhadoras, mas também os trabalhadores homens da Ascar-Emater”, finaliza.

No início, a campanha trará informações básicas sobre o que caracteriza o assédio, como identificá-lo e como denunciar. Em um segundo momento deve trazer dados mais específicos ligados ao segmento da extensão rural.

Na página da Asae é possível acessar uma cartilha explicativa e fazer denúncia de assédio de forma sigilosa.

Veja o requerimento enviado à empresa no link: https://site.asaers.org.br/2023/03/30/asae-entrega-requerimento-pedindo-medidas-contra-assedio-sofrido-por-mulheres/

ASAE

Posts relacionados