Emater frustra categoria e não libera os trabalhadores e as trabalhadoras para participação nos seminários sobre extensão rural

 Emater frustra categoria e não libera os trabalhadores e as trabalhadoras para participação nos seminários sobre extensão rural

A Asae lamenta a decisão da direção da Emater/RS-Ascar de não liberar os trabalhadores e as trabalhadoras para participarem dos Seminários “Repensar da Emater – Por uma Aters Forte e Qualificada”.

Essa medida frustra a categoria e a Asae, que desde o início da atual gestão vem construindo a ideia da realização dos Seminários Regionais (sem quaisquer ônus financeiros à Emater/RS-Ascar) para discutir a extensão rural. Foi uma demanda percebida ainda durante o período eleitoral da Asae e, desde lá, um compromisso assumido pela chapa com os associados e as associadas.

Para isso, a diretoria da Asae instituiu um Grupo de Trabalho, chamado de GT Extensão Rural, que se reuniu, até então, uma vez por semana para discutir sobre a extensão rural e escutar as contribuições de professores renomados da academia, dirigentes de entidades de classe, de cooperativas e de representações dos públicos atendidos pela Emater/RS-Ascar (agricultores familiares, indígenas, assentados, quilombolas e pescadores artesanais).

Além disso, o GT também realizou, ainda em 2021, a pesquisa Aters – Visão de Presente e Futuro (ver no site da Asae), que teve a participação de 557 pessoas. E, ao que tudo indica, infelizmente, os resultados da pesquisa estão em consonância com a postura adotada pela direção da Emater/RS-Ascar de dificultar a discussão sobre a extensão rural no RS. Os dados apontam que a maioria dos trabalhadores e das trabalhadoras estão insatisfeitos com os rumos da Instituição, com a elevada interferência política na gestão, com falta de diálogo interno e com a desvalorização profissional.

Diante da resposta negativa da Emater/RS-Ascar, e apesar de todo esforço até aqui realizado, mas não em vão, a Asae se vê obrigada a ADIAR a realização dos Seminários Regionais, pois a possibilidade de participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras é fundamental nesta atividade.

Reforçamos que ao chegar no último ano de governo a Emater/RS-Ascar não promoveu e, estranhamente, depois de aprovar a realização de um pré-seminário de preparação na UFRGS, dificulta agora que a Asae possibilite aos seus sócios, e das demais associações e sindicatos, a discussão para o fortalecimento da extensão rural.

ASAE

Posts relacionados