Fórum das Entidades oficia EMATER/RS ASCAR a respeito do novo Código de Ética

Em reunião ocorrida na tarde desta quinta (5), integrantes do Fórum das Entidades Representativas de trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS ASCAR debateram os termos do novo Código de Ética da instituição. Como encaminhamento, oficiaram a gestão sobre pontos sensíveis do documento.
O novo Código foi divulgado na última sexta (30), tendo sido construído de forma unilateral e sem diálogo com as entidades, e demandava da categoria a assinatura de um termo de consentimento a ser entregue até esta sexta (6). Preocupado com o teor do documento e com a forma como o processo foi conduzido, o Fórum solicitou uma análise por parte de suas assessorias jurídicas.
Após detectar fragilidades que podem comprometer os direitos de colegas, foi definido que se orientaria pela não-assinatura do termo. Ao mesmo tempo, foi deliberado que a ASAE, como coordenadora do Fórum das Entidades, oficiaria a gestão da EMATER/RS ASCAR, solicitando uma reunião para abordar os pontos sensíveis. O ofício já foi enviado. É importante ressaltar que a postura do Fórum é de precaução, não de proibição da assinatura do termo; a busca é por segurança jurídica para que todos e todas tenham seus direitos preservados. Assim que a agenda com a gestão ocorrer, um comunicado deve ser emitido.