Menu ASAE

Fórum de entidades de trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS ASCAR rejeita antecipação de desligamentos e cobra respeito aos servidores

 Fórum de entidades de trabalhadores e trabalhadoras da EMATER/RS ASCAR rejeita antecipação de desligamentos e cobra respeito aos servidores

A Asae, junto do Fórum das Entidades Representativas dos Trabalhadores e Trabalhadoras da EMATER/RS ASCAR manifestou, nesta segunda-feira, 03/02, profunda insatisfação com a decisão da direção da instituição de antecipar os desligamentos previstos no Programa de Desligamento Incentivado (PDI). A medida, considerada precipitada e prejudicial à continuidade dos serviços, surpreendeu os profissionais, que aguardavam um processo estruturado de transição.

A principal preocupação das entidades é o impacto da saída repentina de supervisores e Assistentes Técnicos Regionais (ATRs), profissionais que acumulam vasta experiência e conhecimento sobre a execução das atividades da EMATER/RS ASCAR.

A proposta das entidades era que o Processo Seletivo Interno (PSI) ocorresse concomitantemente ao PDI, de forma a mitigar os impactos da saída dos trabalhadores mais experientes. No entanto, apesar do compromisso inicial da direção em realizar a seleção interna, o processo não foi iniciado antes da antecipação das saídas.

Indagações sobre a antecipação dos desligamentos

O Fórum das Entidades questiona a motivação por trás da aceleração do cronograma de desligamentos e cobra explicações sobre os seguintes pontos:

•⁠ ⁠Qual o objetivo da direção ao antecipar as saídas antes da implantação do Processo Seletivo Interno?

•⁠ ⁠Por que um programa desenhado para permitir que os profissionais se organizem e negociem suas saídas foi modificado de forma abrupta, ignorando compromissos assumidos por trabalhadores que serviram à instituição por décadas?

•⁠ ⁠A medida representa um esvaziamento intencional do conhecimento técnico acumulado na EMATER/RS ASCAR?

Desvalorização dos profissionais e riscos institucionais

As entidades alertam que a decisão afeta diretamente a qualidade dos serviços prestados pela EMATER/RS ASCAR, que tem na sua equipe técnica o principal ativo. Muitos dos profissionais que aderiram ao PDI tinham compromissos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) até junho de 2025, e sua saída abrupta compromete a execução de atividades planejadas.

Para os representantes das entidades, a atitude da direção da EMATER/RS ASCAR demonstra falta de respeito pelos trabalhadores que dedicaram anos à instituição. A manutenção da imparcialidade da informação técnica e da confiança da sociedade no trabalho da EMATER só é possível com uma equipe qualificada e selecionada por critérios técnicos.

Solicitação de revisão da decisão

Diante da gravidade da situação, as entidades signatárias do documento solicitam que a direção da EMATER/RS ASCAR reveja a decisão e mantenha o cronograma original de desligamentos, garantindo que as transições sejam realizadas de maneira responsável e sem prejuízos aos trabalhadores e à população atendida pela instituição.

A manifestação conta com a assinatura das seguintes entidades representativas: AESR, ASAE, ASAPAS, SEMAPI, SENGE, SIMVETRS e SINTARGS. Veja o documento aqui:


A continuidade e qualidade dos serviços prestados pela EMATER/RS ASCAR dependem diretamente da valorização e do respeito aos seus profissionais. As entidades aguardam um posicionamento da direção da instituição e reafirmam sua disposição para o diálogo na defesa dos direitos dos trabalhadores e da excelência dos serviços prestados à sociedade gaúcha.