Importância da Emater para a Extensão Rural é destaque no 1º dia do Seminário Estadual

 Importância da Emater para a Extensão Rural é destaque no 1º dia do Seminário Estadual

Durante toda a terça-feira, 12/12, ocorreu o primeiro dia do aguardado seminário estadual “Repensar da Emater: por uma Aters Qualificada e Forte”. O auditório do Escritório Central da Emater/RS reuniu colegas para discutir o futuro da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública. Após 12 seminários regionais que precederam este encontro, a ênfase foi a construção de propostas robustas para fortalecer a extensão rural e atender às demandas da sociedade gaúcha. A iniciativa, idealizada pelo recém-criado Fórum Permanente de Entidades da Emater/RS, composto por diversas associações, resultou em reflexões valiosas sobre os desafios atuais e futuros da Emater e do setor no Rio Grande do Sul. 

Antes da palestra da manhã, o deputado estadual, Adão Pretto Filho, em função de agenda, antecipou a fala política que ocorreria no início da tarde. Ele, oriundo de família de agricultores, saúda a realização do Repensar, principalmente por ser uma ferramenta que irá fortalecer o setor e os trabalhadores. “Momentos como esse são muito importantes, são de muito valor que certamente brotarão ideias, iniciativas direto da base, em parceria com a Emater. Não tem uma assistência técnica se não tiver a valorização dos profissionais dessa categoria”, afirma.

Em seguida, ocorreu a primeira apresentação do dia. O professor Ricardo Serra Borsatto, da Universidade Federal de São Carlos/SP, abordou o cenário político da Extensão Rural. Ele afirma acreditar que “a extensão rural tem um papel na construção do mundo muito grande. Eu tenho certeza que ela consegue interessar muitos dos grandes problemas da humanidade ou, se não quiser ir tão longe, da sociedade brasileira”. Após, Borsatto aponta diversos problemas como o aquecimento global, a erradicação da fome no País e a produção de alimentos saudáveis como pontos que podem ser debatidos e resolvidos pela extensão rural pública. 


Após a pausa para o almoço, a parte da tarde do seminário estadual iniciou uma mesa composta por autoridades políticas, além das presidentes da Emater, Mara Helena Saafeld, e da Asae, Marines Bock. Estiveram na mesa também Ana Luiza Spinelli, Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura – SFPA-RS, o deputado estadual, Jeferson Fernandes, e o assessor do deputado federal, Alexandre Lindenmeyer, Elói Poltronieri.

Fernandes, que preside a Frente Parlamentar da Aters na Assembleia Legislativa, também parabenizou as entidades responsáveis pelo evento, haja visto que vê com preocupação a crise que alguns produtores passam no Estado e que se a produção de alimentos não tiver incentivo ao planejamento pensando no presente e no futuro, os gaúchos correm um risco de sofrerem um “tombo” no PIB. “Por fim, parabenizo a Asae pela mobilização histórica que faz. O papel dos trabalhadores e trabalhadoras é muito importante [na extensão rural] e contem conosco”, finalizou.

Em seguida, Mara Helena falou sobre a importância da qualificação e “autoqualificação”, de que forma a instituição irá atender os produtores e usar a tecnologia “ao nosso favor, afinal tudo muda em 90 dias e os jovens agricultores de hoje não são os jovens agricultores dos anos 80. Eles têm WhatsApp e todas as ferramentas para receberem todas as informações possíveis, logo nós precisamos repensar como iremos atender esse produtor”. Ela também reforçou que “nós estamos construindo o Plano Plurianual, por todos os nossos colegas, e nós temos certeza, Marines, que todas as contribuições que saírem desse Repensar, desse trabalho todo que foi feito brilhantemente, serão muito importantes”.

Para finalizar essa parte do seminário, Marines sintetizou o sentimento que mobilizou as entidades a organizarem e colocarem em prática o “Repensar da Emater”. “Ao longo dos anos, as inovações foram acontecendo e o momento [era agora] de nós pararmos para pensar ‘Para que serve a Extensão Rural?’ Esse foi um dos nossos grandes objetivos. Entre outras perguntas que precisam ser respondidas, uma que merece destaque é como pode se dar o reconhecimento e a valorização dos seus empregados, afinal extensão rural se faz com gente”, enfatiza.

Na sequência, a professora Catia Grisa e o professor Sérgio Schneider, ambos da UFRGS, abordaram o papel fundamental da Extensão Rural, com foco também em como que o setor pode trazer soluções para os problemas com o meio ambiente, o efeito estufa e demais ações que impactam diretamente na vida de cada um e na sociedade como um todo.

Por fim, ocorreu uma mesa com representantes das entidades do CTA que representam os públicos da agricultura familiar. Cada um trouxe sua visão para o futuro da extensão rural, alinhadas aos quatro eixos do “Repensar”.


Seminário continua nesta quarta-feira, 13/12. Confira a programação:

– 8:00 – Apresentação das propostas dos Seminários Regionais para os delegados eleitos.

– 9:00 – Discussão entre os delegados sobre as propostas apresentadas.

– 12:00 – Almoço.

– 13:30 – Elaboração e aprovação das propostas para o documento final do “Repensar da Emater”.

– 16:00 – Encerramento com a participação das entidades organizadoras e apoiadoras do “Repensar”.

A programação será exclusivamente com a participação dos delegados eleitos. É o momento crucial para finalizar propostas e diretrizes que nortearão o futuro da extensão rural no RS.

ASAE

Posts relacionados