Embrapa lança duas publicações sobre Agroecologia

 Embrapa lança duas publicações sobre Agroecologia

Durante o 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece de 20 a 23 de novembro no Rio de Janeiro (RJ), a Embrapa lançou, em parceria com a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), mais dois volumes da coleção “Transição Agroecológica”, com foco em temas que apoiem a busca de alternativas aos sistemas produtivos predominantes e apresentem possibilidades de desenvolvimento rural mais sustentável.

O volume 6, intitulado “Agroecologia e Povos Tradicionais na América Latina e Caribe” visa contribuir com o diálogo entre conhecimento tradicional e científico a partir de reflexões sobre experiências agroecológicas vividas por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais da América Latina e Caribe, particularmente pelas mulheres agricultoras, em universos culturalmente distintos mas como muitos pontos em comum.

“Água e Agroecologia” é o título do volume 7, que trata da importância do manejo sustentável da agrobiodiversidade, do solo e da água e do compartilhamento de soluções localmente adaptadas. A obra também busca promover a adoção de tecnologias inovadoras para a sustentabilidade da água, de forma a disponibilizá-la em quantidade e qualidade para atender aos diferentes sistemas de produção.

As publicações podem ser baixadas gratuitamente em www.embrapa.br/publicacoes-e-bibliotecas.

A consolidação da base científica da agroecologia está incorporada na agenda de pesquisa, inovação e transferência tecnológica da Embrapa, que conta, desde 2015, com o Portfólio de Pesquisa em Sistemas de Produção de Base Ecológica. O objetivo é fomentar, organizar e articular as várias iniciativas relacionadas a esses sistemas, sempre em parcerias com outras instituições públicas, em especial universidades e organizações da sociedade civil.

ASAE

Posts relacionados