Entidades representativas se reúnem com Emater para propor medidas contra assédio

 Entidades representativas se reúnem com Emater para propor medidas contra assédio

Em uma reunião realizada na última sexta-feira, 04/08, a Asae, juntamente com outras entidades representativas dos trabalhadores, reuniram-se com o Grupo de Trabalho da Emater em uma sessão que discutiu questões relacionadas ao assédio no ambiente de trabalho. Este encontro marca mais um passo em uma série de reuniões que se desdobram ao longo dos últimos meses, com o propósito de estabelecer diretrizes concretas e ações de cunho educativo em relação a esse tema.

A Asae formalizou pedido, junto à direção da Emater/RS, em março deste ano, solicitando a instituição de protocolos e medidas abrangentes para combater variadas manifestações de assédio enfrentadas pelos trabalhadores que atuam na empresa.

Formado em abril deste ano, o GT da EMATER-ASCAR/RS pretende implantar diretrizes para educar, qualificar, prevenir, mitigar e combater o assédio nos ambientes de trabalho. O Grupo é formado por colegas que representam toda estrutura: municipais, regional e central, além de representantes de AESR e ASAE. Tendo em vista o inquérito civil instaurado após denúncias de assédio na instituição feitas pelo SEMAPI junto ao Ministério Público (MP), o Sindicato foi convidado a participar do GT, contribuindo com seu conhecimento adquirido por meio de ações do Coletivo de Saúde. Cumprimentamos colegas que participaram do GT e auxiliaram na construção de uma política fundamental para a saúde física e mental e no ambiente de trabalho. 

Em 2022 foi realizada uma pesquisa cujo objetivo era identificar questões de gênero no ambiente laboral das colaboradoras da Emater-RS. No levantamento, constatou-se que 64,8% das entrevistadas relataram ter experienciado situações que denotam a desvalorização do trabalho feminino, bem como diversas formas de assédio. O próximo passo do grupo, será a construção de medidas educativas e a elaboração do código de conduta  e ética institucional.

Com apoio do Semapi.

ASAE

Posts relacionados