Reunião entre Fórum das Entidades e Diretoria da Emater aborda demandas e avanços

 Reunião entre Fórum das Entidades e Diretoria da Emater aborda demandas e avanços

Em reunião na manhã desta quinta-feira, 01/06, o Fórum das Entidades Representativas da Emater/RS-Ascar e a presidente da Instituição, Mara Helena Saalfeldr, passaram os pontos apresentados em carta na última quinzena. O encontro ocorreu na sede da Emater, e contou com a presença de representantes de Asae, AESR, Asapas, AGC, Semapi, Senge, Simvet e Sintargs, além do diretor administrativo e do diretor técnico da Ascar, além de integrantes da equipe de GRH, controladoria interna e assessoria jurídica.

As entidades destacaram que os 10 itens da carta são as prioridades do quadro funcional. A presidente se comprometeu com alguns pontos, como avaliar e apoiar encontros regionais para discutir Aters, dar transparência e legalidade aos atos, valorizar trabalhadores e trabalhadoras e cumprir o Plano de Cargos e Salários (PCS). Ela ainda confirmou que o edital para seleção externa deve ser publicado até o dia 15/6, e acenou com o compromisso de, findo este, abrir um processo seletivo interno em 2024 para preenchimento de vagas em estruturas internas, como escritórios regionais e central, e também para progressão de carreira.

A Asae defendeu a inclusão de todas as categorias no concurso interno, permitindo que os trabalhadores possam progredir na carreira dentro da instituição, mudando de classe e níveis. A diretoria da Emater afirmou que fará todos os esforços para realizá-lo. Além disso, solicitou a contemplação de áreas como contabilidade e informática, para que também possam avançar profissionalmente.

Um dos pontos mais marcantes da fala da gestora foi o comprometimento com o combate ao assédio na instituição, além de com o incremento de FAPERS e FAS. Tratou-se também a proximidade da abertura das mesas de negociação da data-base, e representantes das entidades cobraram comprometimento da gestão para que participe ativamente do processo, acompanhando o GAE, para que seja possível avançar no debate de cláusulas sociais importantíssimas para a categoria.

Quanto à questão do Fundo de Assistência à Saúde (FAS), as entidades solicitaram que a empresa aumente o percentual de participação para garantir a sustentabilidade do fundo a longo prazo. A Asae colocou-se à disposição para esclarecimentos por meio do Grupo Gestor, se necessário. A direção destacou a importância de realizar uma auditoria no Fundo de Saúde para verificar se os serviços cobrados como excedentes foram realmente prestados.

Durante o encontro, estabeleceu-se que o Fórum Permanente facilitará o diálogo entre a diretoria da Emater e as Entidades, com encontros regulares, ressaltando a importância de promover uma comunicação contínua e colaborativa. Ambas as partes concordaram em manter um contato frequente para abordar as demandas e acompanhar os avanços relacionados à instituição. No que se refere aos Seminários de Extensão Rural, ficou decidido que a proposta será encaminhada à direção da empresa, incluindo sugestões de datas para sua realização. 

Texto produzido com apoio do Semapi

ASAE

Posts relacionados