Asae participa de Reunião Ordinária da Faser

 Asae participa de Reunião Ordinária da Faser

Entre os dias 24 a 27 de abril, a Asae participou da reunião do Conselho Deliberativo da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do setor Público Agrícola do Brasil (Faser). O evento aconteceu no Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sindiprev), em Recife/PE.

O Conselho Deliberativo, juntamente com o Conselho Fiscal da Fase, realizaram a reunião ordinária. Foram debatidos temas como o cenário atual e as perspectivas da Assistência Técnica e Extensão Rural Pública (Ater) e o cenário político e institucional da extensão rural no Brasil.

Participaram integrantes de 15 estados, dentre eles o Presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), Natalino Avance de Souza, o Diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), Marenilson Batista da Silva, e o Diretor Administrativo da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Carlos Camilo Góes Capiberibe. Na tarde do dia 26 esteve presente: Carolina Rios Thomson, Doutora em Ciências Sociais, pesquisadora e consultora para organizações da Agricultura Familiar.

Marines Rosali Bock, Presidente da Associação dos Servidores da Ascar-Emater/RS (Asae) e Diretora da Ater pela Faser, coordenou a mesa que tratou do cenário atual e perspectivas da Anater, além de apresentar a carta das reivindicações da categoria em relação a Agência, documento construído no Grupo de Trabalho, sob sua coordenação. 

Luana Lucas Alves, integrante do Conselho Fiscal da Faser, realizou a apresentação do balanço trimestral da federação.

Marines considerou o encontro muito produtivo, pois foi possível debater com os principais órgãos de formulação das políticas públicas para  Ater  junto ao Governo Federal e também com a própria Asbraer, no sentido de construir o fortalecimento da Ater Pública.

ASAE

Posts relacionados