Assistência técnica e extensão rural no COREDE Médio Alto Uruguai: análise dos desafios e controvérsias

 Assistência técnica e extensão rural no COREDE Médio Alto Uruguai: análise dos desafios e controvérsias

A Extensionista Rural Social e integrante do GT Extensão Rural da Asae, Tatiane dos Santos, é uma das participantes do livro “Programa Gestão para a cooperação”, da Editora Ilustração. Santos, que trabalha no Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Seberi, é doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável na Unioeste (Marechal Cândido Rondon) e uma das autoras do capítulo “Assistência técnica e extensão rural no COREDE Médio Alto Uruguai: análise dos desafios e controvérsias”.

O trabalho apresentado aborda as principais diferenças entre a ATER pública/oficial e a Assistência Técnica oferecida pelas iniciativas privadas, retratando avanços e retrocessos da ATER e suas contribuições para o desenvolvimento regional, a partir da percepção dos agricultores familiares e de experts.

Conforme Santos, após a realização de entrevistas com 207 famílias, foi possível constatar que 91,3% dos agricultores entrevistados consideram a Emater-RS/Ascar como a instituição que mais desenvolve a ATER na região. Os entrevistados percebem também diferenças entre os serviços que são ofertados pela ATER pública e os que o são pela assistência técnica privada, concluindo que o fortalecimento das instituições que prestam ATER pública é fundamental para a promoção do desenvolvimento rural sustentável na região.

A versão impressa do livro deverá será lançada em dezembro (ainda sem data e local definidos), contudo, a versão e-book já pode ser acessada em: https://editorailustracao.com.br/livro/programa-gestao-para-cooperacao-pgc-volume-2.

ASAE

Posts relacionados