“Orçamento para a Emater/RS em 2023 não mudará”, afirma secretário da Agricultura

 “Orçamento para a Emater/RS em 2023 não mudará”, afirma secretário da Agricultura

Na tarde desta segunda-feira, 12/09, a Asae se reuniu com o atual secretário da Agricultura, Domingos Antonio Velho Lopes. A principal pauta do encontro foi sobre o orçamento para a Emater em relação ao próximo ano. O secretário foi bastante receptivo, mas afirmou que, devido à redução de receita do Estado, o orçamento encaminhado no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano é o mesmo de 2022, ou seja, R$ 185 milhões.

A presidente da Asae, Marines Roseli Bock, lembrou das possíveis consequências na diminuição do valor direcionado à instituição. “Tentamos demonstrar a importância e a necessidade do Estado investir na Emater, além de reforçar sobre o impacto negativo causado pela redução no aporte anual, como falta de reajustes salariais, além da redução de pessoal que atende os agricultores familiares, pescadores, indígenas e quilombolas”, relata, Marines. 

A Asae reforçou que o orçamento apresentado não é suficiente para cumprir as demandas que a Emater tem junto ao seu público assistido e que o Estado precisa alocar mais recursos para dar conta das necessidades. Marines também sugeriu a busca por fontes financeiras em projetos externos, como os oferecidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a exemplo do que já foi feito em épocas passadas.

Por fim, Marines afirmou que a Asae, juntamente com as demais entidades representativas dos trabalhadores, irá pressionar o governo para que o orçamento de 2023 seja ampliado. Participaram da reunião, Aluísio Santos Ribeiro, representando a ASAPAS, e Luana Lucas Alves, representando a AESR.