Comemorações aos 38 anos da Asae

 Comemorações aos 38 anos da Asae

No último dia 31 de agosto, ocorreu a Live em comemoração aos 38 anos da Asae. O evento foi transmitido via Facebook e Youtube da Associação. O evento contou com a participação da professora da UFRGS, Cátia Grisa, e do Coordenador Geral da Faser, José Cláudio Fidélis Pereira.

O primeiro secretário da Asae, Robson Becker, iniciou a live com a apresentação artística do colega de associação e segundo secretário, Albino Motter, que interpretou a canção de Walter Moraes, Nossa Missão. Na sequência, a presidente da Asae, Marines Bock, agradeceu aos palestrantes convidados pela disponibilidade em participar de um evento tão importante para os trabalhadores e trabalhadoras da Extensão Rural. Marines também agradeceu, de forma especial, a todos os colegas, ex-dirigentes e demais pessoas envolvidas na história da associação desde a sua fundação até os dias atuais. Todas são importantes, pois contribuíram muito para que a Asae pudesse chegar aos seus 38 anos.

A Asae tem um histórico de lutas pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Extensão Rural e um grande protagonismo no que tange a defesa da Ater. A Entidade esteve presente em momentos significativos, como o Seminário “Repensar da Extensão Rural” e o evento dos 25 Anos da Asae, além de promover diversas Audiências Públicas e manifestações ao longo de sua história e que representam apenas alguns exemplos de inúmeros movimentos onde a Associação dos Servidores da Ascar Emater tem se pautado em defesa da Extensão Rural. Com as mudanças no cenário rural, torna-se cada vez mais pertinente ter um olhar atento, crítico e também à promoção de debates sobre o papel da Extensão Rural Pública.

A atual gestão vem propondo essa discussão através de um Grupo de Trabalho constituído por servidores e servidoras da Emater/RS-Ascar comprometidos com a Ater. Este grupo promoveu diversos debates junto aos representantes do público assistido, dialogou com professores de universidades, colegas da Embrapa, pesquisadores da área rural e ouviu os colegas por meio de uma pesquisa. Marines lembra que esse movimento conjunto deu início à construção de linhas e diretrizes focadas na Extensão Rural, como as contribuições que a Ater pode oferecer para os sistemas agroalimentares, seu impacto frente às questões climáticas e sua implicação diante do público assistido.

Todas essas discussões vêm acontecendo, não somente dentro da Associação, mas também no âmbito da Faser – Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa do Setor Público Agrícola do Brasil, onde, recentemente, ocorreu o XIV Confaser, em junho/22, congresso que teve como tema: “Sustentabilidade e Fortalecimento da Ater Pública na Era Digital”. Pelo Rio Grande do Sul, os colegas contribuíram com 14 trabalhos e proposições de rumo para a Ater.

PALESTRANTES

Durante a live, o Coordenador Geral da Faser, José Cláudio Fidélis Pereira, apresentou a estrutura da Federação e seus objetivos desde a sua fundação em 1986, além da importância do Confaser ao longo da história para o Serviço Público de Extensão Rural Brasileiro. A Federação tem como filiadas sindicatos, associações e também trabalhadores ligados à Extensão Rural, sendo composta por cerca de 23 organizações.

A Faser tem como missão “Organizar e representar as Entidades Filiadas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do Serviço Oficial de Ater e Pesquisa com foco na Agricultura Familiar, visando o desenvolvimento rural sustentável”. Seu principal dever é “Defender e lutar pela consolidação das Políticas Públicas de Ater e pesquisa do setor público agrícola, de natureza gratuita com qualidade e quantidade suficientes que atendam exclusivamente à agricultura familiar”. Fidelis apresentou a estrutura organizacional da Federação, bem como sua organização participativa e expôs um breve histórico sobre as edições do Confaser desde a sua primeira edição em 1987.

Já a professora da UFRGS, Cátia Grisa, falou sobre sua participação no grupo de pesquisa dentro da universidade e apresentou gráficos e dados relacionados ao tema. Segundo Cátia, essas questões apontam para a necessidade da construção de sistemas alimentares sustentáveis “que promovam a segurança alimentar, sem comprometer as bases econômicas, sociais e ambientais para as gerações futuras”. Ao final, algumas perguntas enviadas por quem assistia a live foram respondidas pela professora.

A live pode ser revista no nosso canal do YouTube acessando o link: https://youtu.be/3cATuG4b9IY

ASAE NA EXPOINTER

Ainda em comemoração ao aniversário da Asae, no dia seguinte – data em que a associação completou 38 anos de fundação – foi oferecido um café da manhã aos colegas e associados no espaço da Emater junto a 45ª edição da Expointer/2022. Cerca de 60 trabalhadores e trabalhadoras prestigiaram o momento de confraternização no início da manhã do dia 1º de setembro.

Marines agradeceu pelo espaço e também pelo acolhimento dos colegas e aproveitou para lembrar que a Asae foi fundada com um espírito de solidariedade e de luta para garantir os direitos daqueles que sempre trabalharam duramente para o fortalecimento da Extensão Rural. “Ao longo da história da Asae, estes objetivos foram sendo perseguidos, em conjunto com outras entidades representativas dos trabalhadores, mas também foram sendo agregados oferta de serviços e vantagens aos associados. A Asae, hoje, possui uma estrutura saudável e forte, mas os desafios continuam sendo grandes, principalmente no sentido de valorização da Ater, e isso se reflete na questão do orçamento que é cada vez mais reduzido”, reforça Marines. E completa ao dizer que “é necessário repensar a extensão rural em cima das demandas do nosso público assistido e das demandas da sociedade”.

Esses temas foram explanados pela professora Cátia durante a live de aniversário da Asae, mostrando o papel da Extensão Rural dentro dos sistemas agroalimentares. “No entanto, para que essa engrenagem possa funcionar, é preciso ter pessoas, afinal a Extensão Rural se faz com pessoas, que precisam ser valorizadas e com seus direitos respeitados”, finaliza Marines.

A Asae também esteve presente no espaço da Emater na Expointer nos dias 30/08 e 01/09 para expor seu material promocional, além de tirar dúvidas e esclarecimentos sobre os Fundos e serviços oferecidos pela associação. O colega Eduardo Franz de Mesquita, do município de Dom Feliciano, juntou-se ao quadro associativo durante a feira.