Questionário Asae aponta preconceito sofrido pelas mulheres no campo

 Questionário Asae aponta preconceito sofrido pelas mulheres no campo

Logo mais, às 20h, tem a live “Conversando Sobre Gênero”, que trará a primeira devolutiva do questionário da Asae sobre o tema. A transmissão ocorrerá na YouTube e Facebook da associação.

Foram 344 colegas e ex-colegas que responderam as perguntas sobre gênero. A maioria tem idade entre 30 e 60 anos, formação escolar de ensino superior completo, casada e com média de dois filhos. Através das respostas foi possível reconhecer características pessoais, profissionais e, principalmente, experiências em comum.

A pesquisa também verificou que, na experiência profissional compartilhada, a maioria (60%) das participantes já sofreu alguma forma de opressão apenas por ser mulher. Houve maneiras de preconceito muito recorrentes que foram agrupadas em temas para serem apresentados e abordados com as colegas na medida em que avançam as nossas análises no coletivo.

A exemplo da desvalorização da formação profissional, um dos pontos que apareceram bastante foi traduzida na charge abaixo, que resumiu bem de que como o preconceito se manifesta para com as mulheres na EMATER-RS/ASCAR.

ASAE

Posts relacionados