Entidades buscam maior aporte orçamentário para Emater em 2022

 Entidades buscam maior aporte orçamentário para Emater em 2022

Na tarde da última terça-feira, 05/10, entidades representativas de trabalhadores e trabalhadoras da Emater se reuniram de forma virtual para tratar sobre o aporte orçamentário destinado à ATER em 2022. Há uma preocupação com a baixa proposta de orçamento encaminhada pelo governo estadual para a Assembleia Legislativa, o que geraria um impacto negativo na principal ferramenta de política pública oferecia à agricultura familiar do RS.

Além da presidente da Asae, Marines Bock, também estavam no encontro a presidente da AESR, Luana Lucas Alves, os presidentes ASAPAS, Aluísio Santos Ribeiro, e do SINTARGS, Marcelo Dalcin Carvalho, as diretoras do Semapi, Cecília Bernardi e Rafaela Sais, o Diretor Administrativo Adjunto do SENGE, Nelso Volcan Portelinha, e o segundo Secretário do SIMVETRS Ricardo Capelli.

A reunião ocorreu em função dos dirigentes não visualizarem movimentação dos responsável pela busca por mais orçamento para a assistência técnica oferecida pela Emater. Além disso, diante da evidente necessidade de reposição de quadro, foi discutido o descumprimento, por parte do governo, da promessa de realização de concurso público para a instituição, o que precariza ainda mais o atendimento às famílias.

Nos encaminhamentos, ficou definido uma agenda de reuniões com deputados das Comissões de Agricultura e de Finanças da Assembleia Legislativa do RS, e também a elaboração de um documento que expõem a atual situação da Emater, bem como a importância do trabalho da instituição para o desenvolvimento do âmbito rural do Estado.

ASAE

Posts relacionados