Quais os aposentados do INSS que podem pedir a revisão da vida toda?

 Quais os aposentados do INSS que podem pedir a revisão da vida toda?

A Revisão da Vida Toda é uma revisão do benefício do INSS, que se destina a quem se aposentou entre os anos de 1999 e 2019

Autor: Priscilla Kinast

A “Revisão da Vida Toda” é um assunto mais comentados quando se fala no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Inclusive, ainda há muitas pessoas que não sabem sobre o assunto, e estão perdidas. Por isso, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre essa revisão.

A Revisão da Vida Toda é uma revisão do benefício do INSS, que se destina a quem se aposentou entre os anos de 1999 e 2019. Entretanto, na prática, ela vale apenas para os aposentados dos últimos 10 anos. Assim, há 3 grupos que podem se beneficiar dessa revisão:

Que tem poucas contribuições depois de 1994;

Aqueles que ganharam pouco após 1994;

Os que ganhavam muito antes de 1994.

O objetivo da Revisão da Vida Toda é aumentar o benefício daqueles que se enquadram nos quesitos. Isso acontece por meio de um recálculo da aposentadoria sobre o tempo completo de contribuição do segurado.

Em suma, os trabalhadores que tinham salários maiores antes de 1994, antes do plano real, foram prejudicados. Além disso, quem ficou muito tempo sem contribuir após o mesmo ano, também sofreu danos.

Dessa forma, podem solicitar a Revisão da Vida Toda os aposentados que ganharam os seguintes benefícios depois de 1999: aposentadoria por idade, por invalidez, por tempo de contribuição, e a aposentadoria especial. Além disso, quem recebe pensão por morte, ou auxílio-doença, também tem direito ao recálculo.

Como pedir o recálculo?

Para pedir a Revisão da Vida Toda, o aposentado deve protocolar a ação na Justiça, através de um advogado. Sendo assim, a recomendação é encontrar um especialista em revisão do INSS e fazer uma simulação para saber se vale a pena ou não, mover a ação. Assim, em caso positivo, acione a Justiça.

Para pedir a Revisão da Vida Toda, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Documentos pessoais, como o RG e o CPF;
  • Cópias de recibos ou holerites da época;
  • CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  • Carta de concessão do benefício;
  • Processo Administrativo (PA) do benefício, que você pode conseguir no INSS, pelo site ou pelo telefone 135.

Fonte: https://seucreditodigital.com.br/revisao-da-vida-toda/

ASAE

Posts relacionados