CR aprova mudanças nos fundos e fortalecimento da campanha de associados e associadas

 CR aprova mudanças nos fundos e fortalecimento da campanha de associados e associadas

Em reunião do Conselho de Representantes da ASAE, ocorrida de forma virtual nesta quinta-feira, 15 de julho, foram aprovadas mudanças nos fundos e tratados outros temas, como a necessidade de adaptações à Lei Geral de Proteção de dados, LGPD (13.709/18), a  audiência pública em defesa da Emater social, a carta ao Senadores sobre o mínimo profissional e a campanha de novos sócios.

MUDANÇAS APROVADAS NOS FUNDOS

A proposta de alteração nos fundos foi apresentada pela presidente da Asae, Marines Bock. Ela resulta de um trabalho do GT criado para avaliar os fundos da entidade.

No Fundo de Práticas Integrativas foi aprovada redução do saldo para 200 mil e que o restante do valor retorne para conta administrativa da Asae.  

No Fundo de Apoio à Saúde, foi deliberada redução de três para dois dias de internação, e redução de 20% para 15% do aporte das mensalidades dos associados para o fundo, visando melhorar a sustentabilidade das finanças da Asae. 

Já no Fundos de Acidentes de Veículos para os carros da Emater e terceiros ficou aprovado que o ressarcimento das despesas referentes a danos materiais em acidente com o carro da Emater e terceiro seja limitado em 100 mil reais por ano, por beneficiário. Até hoje não havia limitação de valores neste fundo. Também ficou definido que 

quando o saldo do fundo ultrapassar R$ 1 milhão os participantes ficarão isentos de pagar a mensalidade, desde que tenham 12 meses de contribuição para o fundo.

Ainda neste fundo, o CR propôs que o associado tenha direito a acessar o fundo após o segundo débito da mensalidade. 

Outra proposta realizada pelo CR e aprovada foi o estudo de um novo fundo, este voltado para a educação que pode ser constituído com o saldo de recursos do Fundo de Práticas Integrativas.

LGPD

Marines informou o CR sobre as medidas que estão sendo estudadas relativamente a Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, no que ser refere aos dados dos associados. Segundo ela, a ASAE está buscando estar em conformidade com a lei e que a diretoria está reunindo  informações e orçamentos de forma conjunta com as entidades representativas para poder se adequar. 

ATER SOCIAL

Outra informação levada ao CR é que a diretoria da ASAE, em conjunto com AESR e o Semapi, procuraram a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, através da deputada Sofia Cavedon, para propor uma Audiência Pública sobre a importância e o papel da ATER Social e os constantes cortes das cotas dos profissionais sociais nos escritórios municipais da Emater-RS/ASCAR. Serão convidadas as associações dos municípios, Famurs, diretoria da Emater e sindicatos representativos das categorias. A data ainda será confirmada.

SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL

Marines também informou sobre o envio de carta aos três senadores do RS pedindo apoio ou redação de emenda supressiva ao artigo 57 que quer revogar a lei 4950-A/66 do salário mínimo profissional de engenheiros e profissionais da área da saúde. 

O senador, Luis Carlos Heinze deu recebido, o Senador Paulo Paim já apresentou a Emenda Modificativa 286. 

FORTALECER CAMPANHA DE ASSOCIADOS E ASSOCIADAS

Ao final de sua participação na reunião, Marines apresentou a campanha de novos sócios e sócias que já está vigente nas redes sociais e no site da Asae, e solicitou aos conselheiros que entrem em contato com os colegas não sócios e reforcem a importância de participarem da Associação. 

“A ideia é reforçarmos a necessidade de manter e ampliar a representatividade da ASAE, fortalecê-la e melhorar continuamente os benefícios e atendimentos que ela oferece. Para isso, a participação do CR e dos associados e associadas, divulgando a entidade, é fundamental”, afirmou Marines. Desde o inicio da atual gestão já ocorreu aumento de 58 novos sócios.

Marines também apresentou informe sobre os atuais investimentos da Asae.

Pela direção da ASAE também participaram Robson Becker, Primeiro Secretário; e Clélia Cecilia Lovato Brum e Gilmar Francisco Vione, do Conselho Fiscal. 

Os conselheiros da ASAE representam todas as regiões do RS, veja no link https://site.asaers.org.br/conselho-de-representantes/

ASAE

Posts relacionados