ASAE realiza LIVE para celebrar 40 anos do Projetão

 ASAE realiza LIVE para celebrar 40 anos do Projetão

O Projetão, Plano Estadual de Extensão Rural, foi um marco definitivo na realidade do campo no Rio Grande do Sul. Para celebrar esta iniciativa inovadora, vamos realizar a Live ‘Memórias: Projetão 40 anos”. Será no dia 18 de maio, às 14h, ao vivo nas redes da Asae. Todos os trabalhadores e trabalhadoras da Emater/RS-Ascar estarão liberados de suas funções neste dia, entre às 14h e às 15h30 para acompanhar o evento!

E para nos contar um pouco dessa história fascinante, teremos a participação de: Lino Ivanio Hamann – Idealizador do Projetão e ex-presidente na Emater/RS-Ascar; Maria Beatriz Amaral Penna – Engenheira agrônoma e supervisora do Projetão; Celso Siebert – Extensionista Rural e Técnico em Agropecuária; Clari Pierezan Pereira – Extensionista Rural e Técnico em agropecuária; Terezinha Marques Flor – Vice-presidente da ASAE; Marines Rosali Bock – Presidente da ASAE.

O PROJETÃO

Implementado pela Emater/RS-Ascar entre 1981 e 1985, ele envolveu centenas de profissionais e tinha como objetivo aumentar significativamente o volume da produção e os índices de produtividade da agricultura gaúcha, por meio da transferência de tecnologia agropecuária e gerencial.

Dirigindo fuscas e motos, modelo TT 125cc, os cerca de 300 profissionais da Emater/RS-Ascar levaram muito mais do que informações e conhecimento aos agricultores dos 51 municípios, onde o Projetão foi implementado. O grande diferencial deste Plano foi a interiorização de técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, ou seja, eles passaram a residir e atuar em distritos ou comunidades, no intuito de uma maior integração técnico-produtor.

O Projetão, por tudo o que realizou através da dedicação e comprometimento dos extensionistas, tornou-se emblemático na história da extensão rural do RS.

ASAE

Posts relacionados