ASAE E SEMAPI cobram posição da Emater sobre transferências e concurso público

 ASAE E SEMAPI cobram posição da Emater sobre transferências e concurso público

Reunião da Asae, Semapi e Emater

A Asae, ao lado do Semapi, participou de reunião com a direção da Emater na manhã desta terça, 11, cuja pauta principal foram os problemas relacionados às transferências. Na oportunidade, a Asae também apresentou a reivindicação de concurso público e processo seletivo em nome dos sindicatos e entidades representativas da categoria.

NÃO ÀS TRANSFERÊNCIAS ARBITRÁRIAS

Tanto a Asae quanto o Semapi cobraram da direção da empresa uma posição mais clara e firme em defesa dos funcionários naqueles municípios nos quais há pressão de gestores municipais para transferências, especialmente em virtude da normativa que impede esse tipo de procedimento até o final deste mês de maio.

Além disso, constatou-se que algumas gerências têm realizado tentativas intempestivas de transferências, sem diálogo com os trabalhadores e as trabalhadoras e com as equipes. São situações que afetam de forma negativa o planejamento do trabalho e a própria vida das pessoas e de seus familiares. Por isso, foi cobrada posição por parte da empresa que assegure mais diálogo e busca por soluções negociadas.

Diante da exposição das entidades, a direção da Emater comprometeu-se em examinar as reivindicações apresentadas, o que implica em avaliar melhor os pedidos de transferências e, inclusive, os processos que estão em curso, de forma que sejam preservados os direitos de cada trabalhador e cada trabalhadora.

CONCURSO

Após a discussão sobre as transferências, a Asae colocou em pauta a necessidade de realização de concurso público, interno e externo, reivindicações que a entidade levou para o debate em nome dos sindicatos e das associações que representam a categoria.

O tema é tratado com grande prioridade pela Asae e pelas entidades já que é uma urgência a reposição de quadros em todas as áreas. A falta de pessoal vem sendo sentida de forma generalizada, principalmente depois do Plano de Demissão Incentivada (PDI) ocorrido no último ano. A presidente da Asae, Marines Bock, aproveitou para solicitar que seja observada a necessidade de alguns colegas que manifestaram interesse em aderir ao PDI e não o fizeram no ano passado.

Foi entregue um documento ao Presidente da EMATER/RS e Superintendente Geral da ASCAR, Geraldo Sandri, contendo as seguintes reivindicações:

1. Realização de concurso público externo imediatamente para suprir vagas existentes;

2. Nas vagas do concurso público buscar a equidade no número de vagas, tanto para a área agropecuária, social e administrativa;

3. No edital do concurso público externo seja considerado a prova de títulos, e nesta a máxima valorização da experiência extensionista;

4. Seja realizado processo seletivo interno, de acordo com o PCS, para suprir vagas existentes no regional e escritório central (classe 14 e 15);

5. Realização de concurso interno da classe 9 para classe 11 ou 12.

As entidades que assinam o documento resultante de inúmeras reuniões com os seus associados e associadas pela realização de concurso público e processo seletivo são: SEMAPI-RS, SINTARGS, SENGE, SIMVETRS, ASAPAS, AGC, AESR e ASAE.

ASAE

Posts relacionados