Aposentadoria por invalidez: Você sabe como pedir aumento do benefício?
Jornal contábil. Por Laís Oliveira -10 de maio de 20210
Todos os beneficiários da aposentadoria por invalidez podem ter direito a um acréscimo de 25% no benefício. No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Continue conosco e fique por dentro do assunto.
O que é aposentadoria por invalidez?
Esta aposentadoria, tem o objetivo de substituir a remuneração do cidadão que esta permanentemente, incapacitado para trabalhar e também exercer suas atividades rotineiras, com tudo isso torna-se impossível que o segurado lhe garanta a sua própria sobrevivência.
Ressaltando que esta invalidez é a incapacidade total, resumindo que não existe nenhuma possibilidade de tratamento para a reabilitação do segurado.
Muitos segurados não sabem que podem ter direito ao adicional de 25% nesta aposentadoria. No decorrer do texto vou explicar o que é e como solicitar.
Adicional de 25%
Os segurados do INSS que recebem a aposentadoria por invalidez e necessitam do auxílio de uma terceira pessoa, seja de um profissional ou de qualquer familiar, podem solicitar este aumento de 25% sobre o valor mensal recebido.
Objetivo acréscimo de 25%
Este adicional foi estabelecido para complementar a aposentadoria, com a intenção amparar o segurado nos custos extras que essa situação pode acarretar, como contratação de alguma terapia específica, remédios e profissionais qualificados.
Como requerer o aumento do benefício?
Este adicional pode ser solicitado logo na solicitação inicial ao INSS, porém se o segurado já estiver recebendo a aposentadoria por invalidez e não possuir os 25% deverá agendar uma perícia técnica para avaliação da concessão do pedido.
O que é necessário levar para a avaliação?
É necessário a apresentação:
A apresentação de documentos comprobatórios, mostrando a necessidade da ajuda de terceiro realizado por algum médico;
CPF e RG, do solicitante e do representante;
Termo de representação legal ou procuração.
Como solicitar o agendamento?
Este pode ser solicitado pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135;
Se o segurado for fazer o agendamento pelo aplicativo, é necessário fazer o download no celular ou tablet; em seguida basta clicar em “Entrar” fazer o login ou criar uma conta, uma vez acessado, clique em “Agendar Perícia”, seleciona a opção e siga as orientações para concluir.
O segurado poderá acompanhar o agendamento e o resultado da perícia na opção “Agendamentos/Requerimento”.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.