Menu ASAE

Faser é eleita para compor o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável

 Faser é eleita para compor o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável

Nos dias 29 e 30 de junho, ocorreu, de forma virtual, a Plenária Eleitoral do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), com o objetivo de selecionar organizações da sociedade civil e movimentos sociais para compor o Conselho.

O Condraf, órgão colegiado vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, desempenha um papel fundamental na proposição de diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas estruturantes. Ele representa a principal instância de concertação e articulação entre diferentes níveis de governo, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, atuando em prol do desenvolvimento rural sustentável, reforma agrária, agricultura familiar e abastecimento alimentar.

A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa do setor Público Agrícola do Brasil (Faser), da qual a Asae é membro, concorreu por uma cadeira no Conselho como representante da sociedade civil, tendo sua candidatura aprovada. 


Durante a Plenária, a presidente da Asae e coordenadora de Ater da Faser, Marines Rosali Bock, apresentou e defendeu a candidatura da Federação como titular. Em sua fala, Marines destacou a relevância e a abrangência da Faser, que reúne 27 associações e sindicatos da categoria em 23 estados. Ela ressaltou o compromisso da Federação com a defesa da agricultura familiar de base agroecológica e o desenvolvimento rural solidário, através do diálogo com os movimentos sociais e demais parceiros.

Marines enfatizou, ainda, a importância da extensão rural pública como uma obrigação do Estado na prestação de serviços gratuitos e um direito dos agricultores familiares. Além disso, destacou a capacidade e alcance da extensão rural para atender às populações mais necessitadas. Ela ressaltou que a extensão rural é um processo contínuo, educativo e dialógico, com uma identificação profunda no território, que promove a emancipação de homens e mulheres, fomentando o desenvolvimento rural sustentável e solidário. “A participação da Faser junto ao Condraf é de extrema importância, pois representa uma oportunidade para influenciar a formulação das políticas públicas do Governo Federal no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)”, afirma Marines.