ASAE e sindicatos debatem FAS com EMATER/RS ASCAR
A manhã desta segunda-feira (19) foi marcada por reunião entre a gestão da EMATER/RS ASCAR e representantes da ASAE e de sindicatos que representam colegas da entidade. O foco do encontro foi a questão do Fundo de Assistência à Saúde (FAS).
Durante a conversa, a gestão da ASCAR reiterou a proposta de aumento de 43% na contribuição de ativos e aposentados, elevando, no entanto, sua participação – de 6,57% para 7,25%. Frente a isto, a presidente da ASAE, Rafaela Sais, relembrou o trabalho do GT criado pela Associação para encontrar soluções para o Fundo, cuja proposta foi apresentada em setembro do ano passado. Ela ressaltou ainda que, de fato, é preciso fazer um reajuste nas contribuições de ambas as partes, porém, não nesta proporção.
Rafaela ainda reconheceu o esforço da gestão no sentido de ampliar sua contrapartida, mas reforçou que, hoje, o FAS enfrenta esta situação, em grande parte, porque colegas ficaram muitos anos sem as devidas reposições salariais, o que teria amenizado os impactos financeiros no Fundo. Por fim, e juntamente com representantes dos sindicatos, pediu que a gestão repense os índices, equilibrando as contribuições. A Gerência de Recursos Humanos deve apresentar a demanda à direção da EMATER/RS ASCAR. Ainda não há previsão para um retorno sobre o assunto.