Menu ASAE

Após ação do Condraf, Ministério suspende acordo com SENAR

 Após ação do Condraf, Ministério suspende acordo com SENAR

Na última semana, o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, suspendeu o Acordo de Cooperação Técnica entre entre Anater/MDA e Senar. A atitude foi tomada após ação do Condraf – cuja mesa diretora é integrada pela colega Marinês Bock, representando a FASER através da Asae.

O encontro entre representantes do Conselho e o ministro ocorreu durante Reunião Ordinária na quinta (4). Na ocasião, foi argumentado que assistência técnica e extensão rural para agricultura familiar devem ser fornecidas pelas entidades estaduais EMATER e organizações da sociedade civil sérias e comprometidas. Além disso, o Condraf é instância de debates e construções para implementação de políticas públicas – e este não foi acionado sobre o referido ACT, que, entre as cláusulas, previa a entrega da base de dados da Agricultura Familiar. Frente a isto, o ministro optou pela suspensão até que aconteça o diálogo com conselheiros do Condraf para esclarecimentos e deliberações.

Eleição
No mesmo dia, houve a posse da nova Mesa Diretora do Conselho. A FASER é titular, representando organizações da sociedade civil. Marinês deverá representar a Federação no Plenário Geral do referido Conselho.