Menu ASAE

ASAE celebra 41 anos com foco na defesa da extensão rural e na valorização dos trabalhadores e trabalhadoras

 ASAE celebra 41 anos com foco na defesa da extensão rural e na valorização dos trabalhadores e trabalhadoras

A Associação dos Servidores da EMATER/RS-Ascar, ASAE, completa 41 anos de fundação neste 1º de setembro, reafirmando seu compromisso histórico com a defesa da valorização da extensão rural pública, e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, além da oferta de serviços de acolhimento e proteção para seus associados e associadas. Fundada em 1984, a entidade consolidou-se como referência na representação dos extensionistas rurais e na promoção de políticas de bem-estar e desenvolvimento.

A luta não para. Entre as mais urgentes que mobilizam a associação no atual momento estão a necessidade urgente de contratação de novos profissionais para recompor o quadro técnico da EMATER/RS-Ascar, que vem sendo reduzido ao longo dos anos; pela valorização efetiva da extensão rural pública, com orçamento adequado às demandas crescentes no campo gaúcho e reconhecimento da importância estratégica dos extensionistas e das extensionistas para o desenvolvimento sustentável do nosso estado.

“Nosso trabalho é feito com base na união da categoria e no compromisso com a extensão rural pública. Os trabalhadores e trabalhadoras da EMATER estão em todos os cantos do Rio Grande do Sul, levando conhecimento, apoio técnico e cidadania para milhares de famílias. Precisamos de mais profissionais, mais orçamento e mais respeito àqueles que constroem essa política pública todos os dias”, afirma Rafaela Sais, presidente da ASAE/RS.

Serviços e fundos: um modelo solidário

Além de sua atuação em defesa da categoria, a ASAE/RS é reconhecida pela solidez e abrangência de seus serviços voltados ao cuidado com os associados e seus dependentes. Com um modelo baseado na autogestão solidária, a entidade oferece uma série de fundos assistenciais que garantem suporte em momentos críticos, prevenções e investimentos sustentáveis, como o Fundo de Apoio à Saúde, o Fundo de Amparo à Medicação e o Fundo de Acidentes de Veículos da EMATER e Terceiros. O Fundo de Integração, vinculado ao seguro de vida oferecido como opção aos associados e associadas, além de toda a proteção, promove sorteios mensais que beneficiam todos os optantes.

Além disso, a ASAE mantém convênios com farmácias, instituições de saúde, educação e bem-estar, e uma loja própria com produtos personalizados que fortalecem a identidade institucional.

Compromisso com o presente e o futuro

Com cerca de 2 mil associados e associadas, e presença ativa nas pautas do setor público, a ASAE/RS tem participado de mobilizações, audiências, debates e articulações com o objetivo de garantir a sobrevivência e o fortalecimento da extensão rural como política de Estado. A entidade também tem buscado protagonismo em temas como sustentabilidade, saúde no campo e justiça climática.

Para Rafaela Sais, o futuro da extensão rural depende de um olhar estratégico para o papel da EMATER e seus servidores: “A extensão rural pública precisa ser tratada como prioridade de governo. A agricultura familiar é base da nossa economia e da nossa soberania alimentar, e sem técnicos e recursos suficientes, essa estrutura entra em colapso. Estamos atentos, mobilizados e com disposição para lutar lado a lado da categoria para garantir respeito, dignidade e condições reais de trabalho”, enfatiza a presidente.

ASAE/RS — 41 anos Caminhando Sempre Juntos. Pela vida no campo. Pela valorização de quem faz a extensão acontecer.