Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional realiza primeiro grande debate; ASAE acompanha

Um novo modelo de desenvolvimento, com base na sustentabilidade e formas de financiamento para uma transição ecológica justa. Esta foi a tônica do primeiro Grande Debate promovido pelo Fórum Democrático – Pacto RS 25, que aconteceu nesta segunda (28), no Salão Nobre da UFSCPA.
O vice-presidente da ASAE, Gilmar Vione, acompanhou as discussões, realizadas por um time de palestrantes que contou com o Presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o Presidente da ALRS, Deputado Estadual Pepe Vargas, e o Governador Eduardo Leite. “O tema é de extrema importância frente às mudanças climáticas que temos enfrentado, e conversa diretamente com o trabalho de extensão rural realizado por colegas da EMATER/RS ASCAR”, ressalta Vione.
Este é o primeiro de quatro grandes debates que devem acontecer na capital e irão produzir subsídios para seminários que ocorrerão nas nove Regiões Funcionais de Planejamento do estado que reúnem os COREDES (Conselhos Regionais de Desenvolvimento). Nesses seminários regionais, as comunidades também poderão apresentar propostas de diretrizes e de políticas públicas para o crescimento sustentável. Também está previsto o lançamento de uma plataforma de participação digital para que cidadãos apresentem e/ou endossem propostas sobre cada um dos eixos do debate, de forma a constituir um conjunto de diretrizes e políticas públicas que serão recomendadas ao Parlamento Gaúcho no âmbito do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional.
