Menu ASAE

Atividade online marca lançamento do GT Gênero, Raça e Diversidade da ASAE

 Atividade online marca lançamento do GT Gênero, Raça e Diversidade da ASAE

Atenta à necessidade de avançar nas pautas e nas discussões a respeito de diversidade na EMATER/RS ASCAR, a nova diretoria da ASAE reformulou o Grupo de Trabalho sobre o assunto. O lançamento do novo GT de Gênero, Raça e Diversidade ocorreu na noite desta segunda (17), com um encontro virtual entre os integrantes e convidados.

Um dos fundadores do Grupo Nuances, Célio Golin contextualizou as lutas da comunidade LGBTQIAP+ nos últimos 30 anos, tanto política quanto juridicamente, e salientou a necessidade de recortes para entender melhor a realidade de cada grupo. “Há diferenças de acordo com raça, gênero, escolaridade e classe social que precisam ser levadas em conta quando pensamos ações para defender direitos. A discussão precisa partir destas particularidades”, defendeu.

A secretária de Combate ao Racismo da CUT/RS, Isis Garcia, fez coro à afirmação de Golin, ressaltando a importância de a Associação abrir espaço para a discussão e pensar alternativas que combatam a invisibilidade e a discriminação tanto dentro da EMATER quanto junto aos públicos atendidos. “O preconceito é uma escolha, e o racismo é um sistema. Esta é uma distinção fundamental para que possamos avançar”, afirmou.

O apagamento de sociedades mais iguais e a questão da mulher foram abordadas pela integrante do GT, diretora colegiada do SEMAPI e integrante da Marcha Mundial das Mulheres, Cecília Bernardi. “Precisamos de união para defender pautas gerais, que irão beneficiar todos e todas. Disputas fratricidas enfraquecem a busca por direitos.”

Para Rafaela Sais, presidente da ASAE, a falta de espaço para estes assuntos dentro da instituição atrasa as práticas junto aos públicos atendidos. “Hoje, propomos um despertar para, a partir dele, podermos trabalhar de forma propositiva sobre temas tão importantes”, salientou. O GT é formado pelos colegas Cecília Bernardi, Carlos Maciel, Luiz Eugênio Jacobs, Cinara Teresinha Aparecida Martins da Silva, Andreia Calistro e Felipe Pereira Dias.