NOTA DA ASAE – Fundo Assistencial de Saúde

A Diretoria Executiva da ASAE, juntamente com seu Conselho de Representantes, vem a público informar a todos(as) os(as) colegas sobre a seguinte situação relacionada ao Fundo Assistencial de Saúde (FAS).
Foi apresentado à Diretoria e ao Conselho de Representantes um estudo atuarial contratado pela EMATER/RS-ASCAR e pago pela Associação dos Aposentados (ASAPAS). Esse estudo aponta a necessidade de implementação de alterações no FAS, mudanças essas que geram grande preocupação, pois implicariam no aumento significativo dos valores pagos pelos usuários do fundo.
Paralelamente ao estudo atuarial, desde novembro de 2024, está em andamento uma auditoria externa no FAS, especificamente sobre as faturas emitidas pela UNIMED, contratada pela EMATER/RS-ASCAR. A previsão é que essa auditoria dure um ano, e os dados preliminares devem ser apresentados a partir de abril do corrente ano.
Diante disso, a Diretoria Executiva e o Conselho de Representantes da ASAE se posicionam CONTRÁRIOS a quaisquer alterações no FAS antes da conclusão da auditoria externa, garantindo ampla divulgação de seus dados e promovendo um debate com todos(as) os(as) trabalhadores(as) e aposentados(as) sobre possíveis mudanças.
Estamos certos de que, trabalhando conjuntamente, será possível encontrar alternativas para garantir um plano de saúde digno, acessível e sustentável para os(as) trabalhadores(as) e aposentados(as) da EMATER/RS-ASCAR, fortalecendo essa política de recursos humanos ESSENCIAL para todos e para a própria Instituição.
Diretoria Executiva e Conselho de Representantes
Gestão Biênio 25/26