Asae reforça a importância de maior investimento na Emater durante a última reunião do CTA
Nessa quarta-feira, 18/12, aconteceu a reunião ordinária do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), com a apresentação do orçamento previsto e o plano de trabalho anual da Emater para 2025. Os dados revelaram a vasta gama de atividades executadas pela instituição, essenciais para atender quase 200 mil famílias da agricultura familiar e povos de comunidades tradicionais no Rio Grande do Sul. No entanto, o orçamento estadual previsto para o próximo ano, de R$ 238 milhões, mostra-se insuficiente para suprir as demandas reais.
Apesar de ser um leve aumento em relação ao ano anterior, o incremento orçamentário cobre apenas os reajustes já previstos em dissídios. A Asae destacou a necessidade urgente de buscar mais recursos, tanto no âmbito estadual quanto federal, para garantir o fortalecimento das ações da Emater e atender às crescentes necessidades do setor.
Principais pautas defendidas pela Asae na reunião do CTA:
- Busca por mais recursos: Ampliação do orçamento para atender às demandas reais da Emater, possibilitando atendimento com foco na agricultura familiar e comunidades tradicionais.
- Incremento no FAS: Elevar a participação da Emater no Fundo Assistencial de Saúde (FAS) de 4,5% para 6%.
- Recomposição de quadros: Realização de novas contratações e cumprimento dos acordos previamente estabelecidos , cada colega que sair da entidade deverá ser reposto.
- Apoio ao Suater: Mobilização para aprovação do Sistema Unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Suater) na Câmara Federal, garantindo financiamento continuado para extensão rural.
- Necessidade de aquisição e revisão dos critérios para distribuição de veículos: Avaliar outros fatores como número de colegas nas equipes e distâncias percorridas para uma melhor alocação futura.
A Asae também reforçou a importância de atuação política dos conselheiros e entidades envolvidas para garantir avanços, como a tramitação do Suater. Este sistema, se aprovado conforme discutido no Comitê de Ater e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), poderá assegurar um modelo de financiamento federal contínuo para a extensão rural.
Com esses encaminhamentos, a Asae reafirma seu compromisso em atuar ativamente pela valorização da Emater e pela melhoria das condições de trabalho e atendimento às comunidades do Rio Grande do Sul.