Asae marca presença em reunião do Condraf e na Cúpula Social do G20
A presidente da Asae, Marines Bock, participou de importante evento esse mês como coordenadora de Ater e Pesquisa da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser). Marines teve a companhia do Coordenador Geral da entidade, Cláudio Fidélis; Ambos participaram da 5ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), realizada nos dias 12 e 13 de novembro no Rio de Janeiro/RJ. O encontro marcou as comemorações dos 25 anos de trajetória do Conselho e ocorreu durante a Cúpula Social do G20, uma estratégia para dar visibilidade às pautas debatidas.
Marines, que integrou a comissão responsável pela elaboração da Declaração dos Agricultores Familiares, destacou a relevância do documento. “Essa carta foi construída com a contribuição de várias entidades, movimentos sociais e representantes de diversas partes do mundo, inclusive o Condraf, reafirmando nosso compromisso com os Agricultores Familiares, Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais, Camponeses, Afrodescendentes, Pastores e Pescadores Artesanais”, afirmou.
A Declaração foi apresentada como um marco histórico, trazendo as demandas desses segmentos diretamente à mesa de discussões do G20, que aconteceu de 16 a 18 de novembro. O documento bilíngue destaca a importância da extensão rural como política pública de estado que garanta o desenvolvimento sustentável no campo, preservando a diversidade cultural e socioeconômica das comunidades rurais. A Declaração dos Agricultores Familiares, em sua versão bilíngue, está disponível neste link: https://www.gov.br/mda/pt-br/noticias/2024/10/Declaracao_Agricultura_Familiar_G20_Bilingue.pdf