Asae participa de reunião do Conselho Técnico Administrativo da Ascar-Emater/RS
Na tarde dessa terça-feira, 10/09, a Asae participou de uma Sessão Extraordinária Conjunta do Conselho Técnico Administrativo (CTA) e do Conselho de Administração (Conad) da Emater/RS. O encontro ocorreu na sala de reuniões do CTA, no Escritório Central da instituição, em Porto Alegre, e teve como pauta principal a eleição e posse do novo presidente da Diretoria Executiva da Emater/RS.
O evento foi marcado pela presença de diversas lideranças políticas, da atual Diretoria da instituição e de representantes das entidades dos trabalhadores. O destaque foi a eleição de Luciano Schwerz, colega atuante na Regional de Frederico Westphalen, como novo presidente da Emater/RS.
Durante a reunião, a presidente da Asae, Marines Rosali Bock, expressou a preocupação dos servidores com a frequente troca de presidentes na organização durante o governo Leite. “Essa é a sétima mudança, o que gera um forte sentimento de desvalorização do nosso trabalho, que é essencial para mais da metade das famílias e estabelecimentos rurais do Rio Grande do Sul”, destacou Marines.
A presidente também chamou a atenção para o impacto negativo dessas mudanças constantes na gestão, como a descontinuidade de processos e os custos elevados que recaem sobre a Emater/RS e a sociedade gaúcha. Em seu discurso, Marines agradeceu à ex-presidente Mara Helena Saalfeld, que ocupou o cargo como a segunda mulher em 69 anos de história da instituição, destacando o avanço proporcionado pelo restabelecimento da liminar que garante a filantropia, essencial para o funcionamento da Emater/RS.
Além de desejar sucesso ao novo presidente, Marines reforçou a necessidade de diálogo com Luciano Schwerz, enfatizando sua responsabilidade acrescida como colega da Emater/RS, e o impacto direto que suas ações terão sobre a vida dos servidores e o futuro da instituição.
A presidente da Asae também mencionou a importância de continuar processos já em andamento, como o processo seletivo interno, que visa promover a valorização profissional. Ela destacou a necessidade de discutir a sustentabilidade do Fundo de Assistência Social (FAS) e buscar mais recursos orçamentários para melhorar as condições de trabalho. Marines reafirmou o compromisso com a recomposição de pessoal, conforme já estabelecido no CTA.
Com suas declarações, Marines reiterou a determinação da Asae em lutar pela valorização dos servidores e pela continuidade de processos fundamentais para o fortalecimento da Emater/RS, uma importante política pública de estado que atende mais de 200 mil famílias de agricultores familiares no Rio Grande do Sul.