Menu ASAE

Faser instala Grupo de Trabalho Ater e Pesquisa

 Faser instala Grupo de Trabalho Ater e Pesquisa

No dia 15/03 aconteceu a reunião para a instalação do Grupo de Trabalho ATER e Pesquisa, da FASER. O objetivo do grupo é assessorar a Federação em temas importantes e fornecer informações como estudos de universidades e dados de pesquisas para embasar e nortear a FASER na defesa da ATER pública oficial. O GT também vai propor debates dentro da Federação sobre pontos importantes para a ATER pública no Brasil.

Nessa primeira reunião foi debatido o plano de trabalho e as principais questões que serão abordadas pelo GT como a realização de cursos de formação de curta duração para os extensionistas; cursos de pós-graduação com duração maior; realização de estudos que demonstrem a participação da agricultura familiar na produção de alimentos; a necessidade da Federação de se articular com outros atores como o Sisan; Política dos territórios; Fórum Nacional dos Professores de Extensão Rural; entre outros.

A presidente da Asae, Marines Rosali Bock, apresentou os encaminhamentos do XIV Confaser e do plano de trabalho da coordenação de ATER e Pesquisa da FASER. O grupo fez sugestões para apoiar a Federação na execução do plano.

O grupo é formado por André Macedo Bade; Antônio Perreira Filho, da Paraíba; Carolina Rios Thomson, de Minas Gerais; Cátia Grisa, da UFRGS/RS; Felipe Youssef Abboud, do Paraná; Fernando Moreira de Lima, do Rio de Janeiro; José Claudio Fidélis, da Paraíba; Luciene Tavares, de Pernambuco; Luis Antônio Borges, de Minas Gerais; Marines Rosali Bock, do Rio Grande do Sul; Orestes Lustosa de Andrade, de Pernambuco; Ricardo Serra Borsatto, da Unicamp/SP e Ronaldo Aquino, de Minas Gerais.

Os nomes foram indicados pelas entidades filiadas à FASER de todas as regiões do país e por professores de universidades ligadas à Extensão Rural Pública, o professor da Unicamp/SP, Ricardo Serra Borsatto; a professora da UFRGS/RS, Cátia Grisa; o professor da UFSM/RS, Ezequiel Redin; a coordenadora da FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura), Adriana Gregolin e estudantes que compõem o grupo de estudos do professor da Urcamp/RS, Ricardo Borsatto.

Fonte: Faser