Balanço da Gestão Asae 2020-2022

 Balanço da Gestão Asae 2020-2022

Por Robson Becker Loeck (*)

Hoje, 13 de janeiro de 2023, depois de dois anos de muito trabalho, chega ao fim a gestão da Asae 2020-2022. Era sabido que o tempo iria passar muito rápido para executar tudo o que fora planejado, mas, apesar disso, o sentimento é de dever cumprido, pois, com exceção do não permitido pela Covid-19, nada deixou de ser feito.

Uma das primeiras ações da diretoria executiva foi qualificar a comunicação da Asae. A marca da Associação foi modernizada, o site foi reformulado, redes sociais foram criadas ou ganharam “cara” nova e passaram a ser utilizadas cotidianamente para informar os associados e associadas. Com esse objetivo, também foi criado o Asae em Ação, via WhatsApp, e o informativo Tu Precisas Saber, enviado quinzenalmente por e-mail. Mas, não queríamos somente informar, por exemplo, com as mais de 200 notícias publicadas no site e tantas outras disponibilizadas nas redes sociais, queríamos interagir e ter canais de diálogo. Com esse intento foi criado o Conversas com a Asae, por meio de plataforma digital, e novas possibilidades de contato pelo site, entre elas, uma em que é possível manifestar anonimamente casos de assédio.

Importante registrar que, para além da importante e obrigatória interação com o Conselho de Representantes e o Conselho Fiscal, que tiveram total autonomia de organização e funcionamento, a Asae instituiu seis grupos de trabalho para que leituras da realidade e trocas de ideias se tornassem ainda mais robustas.

TRABALHOS DOS GTs

Para se ter breve ideia das contribuições de cada grupo, é válido lembrar que o GT Extensão Rural realizou a pesquisa “Aters – Visão de Presente e Futuro”, com a participação de 557 respondentes, e que permitiu subsidiar a organização da Campanha “A Extensão Rural Pública Faz Bem ao Rio Grande” e do “Repensar da Emater – Por uma Aters Forte e Qualificada”, que quase começou, mas teve que ser cancelado devido a não liberação de participação, por parte patronal, dos ematerianos e ematerianas.

Já o GT de Gênero também realizou uma pesquisa, específica com as mulheres, e produziu quatro lives sobre a temática da extensão rural, tendo também forte atuação na divulgação e no combate a diversas formas de assédio.

O GT do Assédio não teve maiores exposições públicas, mas tratou internamente com a Diretoria da Asae dos casos de assédio moral e das transferências impostas de local de trabalho.

Sobre o GT dos Aposentados vale ressaltar a realização de duas lives para tratar sobre temas relacionados a aposentadoria e apresentou à Emater/RS-Ascar o Programa Voluntariado Asae, que objetivava firmar um Termo de Cooperação para ações de voluntariado em apoio a atividades de assistência técnica e extensão rural e social, especialmente, junto aos públicos mais vulnerabilizados.

A cultura foi representada pelo GT Asae Cultural, que promoveu a integração e o entretenimento junto aos associados e associadas com a realização de três lives.

Por fim, o GT dos Fundos analisou todos os Fundos vigentes, propôs alteração em cinco deles e a criação de um novo, o Fundo de Energia Solar. Discutiu e propôs também a criação de prêmios para os associados e associadas participantes do Fundo de Integração/Seguro de Vida, visando a adesão e a proteção das famílias.

TRABALHO INCANSÁVEL

A atenção para com os assuntos relativos a Emater/RS-Ascar e a Extensão Rural foi total. A vigilância e a defesa para que o Fundo Assistencial de Saúde (FAS) não viesse a onerar ainda mais os bolsos dos empregados e empregadas foi constante. A presença em reuniões do Conselho Técnico Administrativo da Emater/RS-Ascar (CTA) sempre ocorreu, como também o envolvimento junto à Frente Parlamentar de Defesa da Extensão Rural da Assembleia Legislativa do RS e nas discussões sobre o orçamento para a ATERS. As demandas dos associados e associadas sempre foram externadas, inclusive em forma de documento, a cada novo presidente que assumia a Emater/RS-Ascar. E a Asae não fez isso tudo sozinha, ao contrário, o fez sempre interagindo com as demais entidades representativas.

Deve ser ressaltado que o exposto acima e tantas outras ações aqui não elencadas foram feitas por associados e associadas com disposição para trabalhar pelo fortalecimento da Asae e da extensão rural gaúcha e, também, brasileira, pois muitos se envolveram em atividades e eventos da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil – Faser. Pessoas, com ou sem cargo na Asae, que além das atividades diárias na Emater/RS-Ascar, dedicaram tempo para trabalhar voluntariamente pelo coletivo.

E um bom indicativo de que esforços de todos e todas valeram a pena foi que 125 novos colegas passaram a caminhar juntos com a Asae, numa época pandêmica, de perda de direitos trabalhistas e arrocho salarial. Tudo isso resultou na reeleição de toda a diretoria executiva.

Fica o agradecimento e o desejo de vida longa a Asae. Que continue a sua missão de unir e defender direitos, oferecer serviços e acolhimento, além de defender, valorizar e propor rumos para a extensão rural.

(*) Robson Becker Loeck foi secretário e coordenador de comunicação da Asae – Gestão 2020-2022.

ASAE

Posts relacionados