Clínica fitossanitária: suporte ao desenvolvimento de uma ATERS sustentável

 Clínica fitossanitária: suporte ao desenvolvimento de uma ATERS sustentável

Por Patricia da Silva Grinberg*

A Clínica Fitossanitária foi criada em 1983, na cidade de Pelotas, através da parceria entre pesquisadores do Centro Nacional de Fruteiras de Clima Temperado – CNFCT (a atual Embrapa Clima Temperado) e extensionistas rurais da Emater/RS-ASCAR. Naquela época, a engenheira agrônoma e extensionista rural, Mery Couto, assumiu como responsável técnico, desempenhando suas atividades durante 30 anos.

Na renovação do convênio, realizada entre Embrapa CPACT e Emater/RS-Ascar em 2014, assume como responsável pela Clínica Fitossanitária a extensionista rural cedida pela Emater/RS-Ascar, Patricia da Silva Grinberg. O foco principal de trabalho continua sendo a diagnose de problemas fitossanitários, identificação de seus agentes causais e orientações quanto a medidas de controle, contudo a sua atuação se expande para ações sociais.

Para atender ao expressivo número de solicitações de profissionais da extensão rural, da pesquisa e de produtores rurais, a Clínica utiliza a estrutura, recursos e a equipe técnica e de estudantes bolsistas do Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Clima Temperado. Conta também com a colaboração de pesquisadores das áreas de Fitopatologia, Entomologia e Fisiologia Vegetal, e, eventualmente, com assessoramento técnico de outros pesquisadores desta e de outras unidades da Embrapa, além de instituições de ensino parcerias.

O serviço da Clínica Fitossanitária é dar suporte técnico, buscando soluções para os problemas fitossanitários, facilitando as relações entre a pesquisa e a extensão rural, colaborando, assim, no desenvolvimento de ações e projetos em que ambas instituições são parceiras, tais como: cursos de capacitação, oficinas e treinamentos. A Clínica participa do Sistema de Alerta para Mosca-das-frutas na cultura do pêssego, do Programa de monitoramento da Ferrugem Asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi), de eventos, além de realizar publicações técnicas e elaborar vídeos técnicos para programas de TV. Colabora na instalação e monitoramento de unidades experimentais participativas, estabelecendo conexões entre a extensão e a pesquisa, auxiliando dessa maneira em atender as demandas dos produtores e no subsidio de projetos de pesquisa.

O atendimento realizado pela Clínica Fitossanitária representa hoje uma ferramenta importantíssima para a tomada de decisões frente aos problemas fitossanitários, que se intensificam com o uso desenfreado e, muitas vezes, inadequado de agrotóxicos. Assim, com orientações, esclarecimentos e transferência de tecnologias, ela contribui para a segurança e soberania alimentar.

Fica o agradecimento aos agricultores que abrem suas porteiras, possibilitando o fluxo de conhecimentos e trocas, e aos profissionais da Embrapa e da Emater/RS-Ascar que apoiam essa iniciativa.

*Engenheira Agrônoma, Ecóloga e Especialista em Biologia da Conservação. Responsável pela Clínica Fitossanitária – Convênio Emater/RS-ASCAR e Embrapa Clima Temperado.

ASAE

Posts relacionados