Saiba como foi a participação da Asae no XIV CONFASER

 Saiba como foi a participação da Asae no XIV CONFASER

A Asae e extensionistas rurais do RS participaram do XIV CONFASER – Sustentabilidade e Fortalecimento da ATER Pública na Era Digital, que foi realizado em Brasília/DF, de 12 a 15 de junho.

Estiveram na capital nacional representando a extensão rural gaúcha: Albino Motter (2º. Secretário da Asae), Carlos Roberto Vieira da Cunha (1º. Tesoureiro da Asae), Claudiomiro da Silva de Oliveira (Presidente do Conselho de Representantes da Asae), Gilmar Francisco Vione (Presidente do Conselho Fiscal da Asae), Isolete Bacca (ex-Coordenadora da Faser), Lauro Edilso Bernardi (GT de Extensão da Asae), Luana Lucas Alves (GT de Extensão da Asae), Luiz Fernando Fleck (Seapdr), Marcia Terezinha Barboza Breitenbach (GT de Extensão da Asae), Marines Rosali Bock (Presidente da Asae), Noemia Hahn Richter (Vice-Presidente do Conselho de Representantes da Asae) e Robson Becker Loeck (1º. Secretário da Asae). A participação dos extensionistas foi além das discussões realizadas nas apresentações e grupos de trabalho. Marines e Robson fizeram parte da Comissão Técnica Científica do evento, e Isolete foi Presidente da Comissão Eleitoral.

Do total dos 38 trabalhos aceitos para o Congresso, 13 foram de profissionais que atuam no Rio Grande do Sul. Além disso, importante frisar que integrantes da delegação gaúcha também tiveram o aceite para apresentação oral dos trabalhos. Na sessão Financiamento e Sustentabilidade da ATER Pública, Luana Lucas Alves apresentou “O serviço socioassistencial da ATERS dentro da política nacional de assistência social” e dividiu o 2º Lugar com o trabalho do Luiz Fernando Fleck, intitulado “ATER pública: para quê? Para quem? Considerações a partir do estado do Rio Grande do Sul”.

No tema ATER Pública e o Desenvolvimento Rural Sustentável, os trabalhos apresentados por Robson Becker Loeck, Albino Motter e Carlos Roberto Vieira da Cunha dividiram a 2º Lugar, respectivamente, “Um espaço de participação e voz em Pelotas: o Comitê Gestor Quilombola”, “Experiências em secagem e armazenagem de grãos em pequenas propriedades no município de Tuparendi” e “Formação de extensionistas rurais em homeopatia na região sul do Brasil: uma experiência de integração e construção do conhecimento”.

Outro trabalho apresentado por Robson Loeck, “Comunicação, participação e transparência: experiência da gestão 2020-2022 da Asae”, obteve o 2º Lugar na sessão Caminhos do Movimento Sindical.

Durante o Congresso, que ocorre a cada três anos, foram realizadas as Eleições da Faser. Marines Rosali Bock foi empossada no cargo de Coordenadora de ATER, passando, assim, a integrar a Coordenação Colegiada Executiva Nacional da Faser. Robson Becker Loeck passa a ser suplente da Coordenação Regional Sul e Luana Lucas Alves assumiu, como titular, uma das vagas do Conselho Fiscal da entidade.

ASAE

Posts relacionados