Asae atenta a possíveis mudanças no FAS

 Asae atenta a possíveis mudanças no FAS

Um dos grandes desafios das empresas é oferecer aos seus empregados planos de saúde com valores acessíveis a todos. Desta forma, o empregado desenvolve suas atividades com a tranquilidade de, caso ele ou um de seus dependentes necessite, tenha um adequado atendimento à saúde, o que, certamente, trará resultados positivos no desempenho do seu trabalho.

Na Emater, ao longo dos anos, não tem sido diferente. No ano de 2001, a gestão à frente da Instituição deu um grande passo para atender esta demanda dos empregados.

Ao criar um Grupo de Trabalho, buscou estudar uma forma de melhorar o plano de saúde até ali oferecido, que prezava o pequeno risco.

Foi, então, inaugurado o Fundo Assistencial de Saúde – FAS. A Emater comprometeu-se em contribuir com o mesmo valor que o empregado estaria pagando, a título de mensalidade, para si e cada dependente. No caso do beneficiário, quando fosse utilizar o serviço, contribuiria com uma participação por uso. Além disso, foi privilegiado o grande risco, onde os valores, muitas vezes, chegam a patamares insuportáveis para pagamento individual. Assim, com caráter solidário, justo e favorável, todos os empregados puderam ter garantia de atendimento qualificado à saúde.

Até o momento, todas as gestões à frente da Emater entenderam, valorizaram e trataram o FAS como uma das melhores políticas de Recursos Humanos.

É natural que seja necessário fazer atualizações e ajustes nas contribuições, afinal, a área da saúde está sempre avançando. Mesmo com ajustes, a Emater manteve seu compromisso com a paridade nas contribuições.

Os primeiros sinais de desvalorização e descumprimento da Instituição em relação ao fundo ocorreu em 2019, quando foi necessária uma readequação nas mensalidades e a diretoria negou-se a manter a paridade nas contribuições, o que resultou num aumento considerável na valor da mensalidade dos empregados.

É momento de estarmos atentos a alterações que possam prejudicar os empregados e lembrar que o plano de saúde faz parte do nosso contrato de trabalho e que é fundamental a sua manutenção.

ASAE

Posts relacionados