Menu ASAE

Como criar sua conta Gov.br para solicitar os valores a receber do Banco Central

 Como criar sua conta Gov.br para solicitar os valores a receber do Banco Central

Para solicitar os valores a receber de “contas perdidas” em instituições financeiras é preciso se cadastrar no Gov.br. Somente com esse cadastro será possível solicitar o saque do dinheiro no dia informado pelo Banco Central.

Lembrando: o primeiro passo para a consulta dos valores, que será liberada a partir da próxima segunda-feira (14/02), poderá ser feito somente com o CPF ou CNPJ no endereço valoresareceber.bcb.gov.br.

No entanto, não basta simplesmente ter o login e senha no Gov.br para solicitar o saque: é preciso que o cadastro seja nível prata ou ouro. Ou seja, quanto maior o nível de informação pessoal o Gov.br tiver, maior será o nível do cadastro.

Para o nível prata, é necessário a conta Gov.br deve ter o reconhecimento facial. Após isso, o sistema irá identificar a foto da base de dados da CNH. No entanto, é possível ter o nível prata realizando o login com informações de um banco credenciado. Neste caso é só acessar a página do Gov.br que terá a opção de realizar o login com o banco credenciado.

Já para o nível ouro, além de todos os requisito do nível prata, o reconhecimento facial também será confrontado com a base de dados da Justiça Eleitoral. Outra opção é realizar o login no Gov.br usando um certificado digital.

Ter uma conta no Gov.br é uma maneira segura de ter acesso a vários serviços públicos digitais que estão integrados à plataforma, como INSS, CNH Digital, CPF e vários outros. O cadastro é feito em várias etapas, inclusive com reconhecimento facial, garantindo maior segurança aos dados do cidadão.

Os serviços podem ser acessados pelo computador, notebook, tablet ou celular.

Como se cadastrar no Gov BR

1- Ao acessar o site gov.br (clicando aqui), é preciso digitar o CPF e depois clicar em Continuar. Na próxima tela, assinale a opção “Li e estou de acordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade”, depois marque a opção “Não sou um robô” e clique em Continuar.

2- Em seguida, o site vai mostrar como será feito o cadastro usando um QR Code que é gerado no computador. Para isso, será necessário ter o aplicativo Gov.br instalado no celular, disponível para Android (baixe aqui) e IOS (baixe aqui). Assim, clique em Gerar QR Code e pegue o seu celular.

2- Em seguida, o site vai mostrar como será feito o cadastro usando um QR Code que é gerado no computador. Para isso, será necessário ter o aplicativo Gov.br instalado no celular, disponível para Android (baixe aqui) e IOS (baixe aqui). Assim, clique em Gerar QR Code e pegue o seu celular.

4- Em seguida, será preciso fazer o reconhecimento facial. Essa é uma forma de deixar os seus dados ainda mais seguro, provando que você é realmente a pessoa que está realizando o cadastro.

5- Siga o passo a passo indicado pelo aplicativo para tirar as fotos do seu rosto, todas no formato selfie. Com o fim do reconhecimento facial, clique em OK e retorne para o computador.

6- Ao retornar para o computador, seu CPF e nome completo vão aparecer na tela. Confira se está tudo correto e clique em Continuar. Em seguida, o site irá enviar um código de autenticação. Escolha a forma como quer receber esse código, podendo ser por telefone celular ou por e-mail. Selecione a opção desejada e clique em Continuar.

7- Depois é só digitar o código recebido e clicar em Continuar.

8- Por fim, cadastre uma senha que seja segura. Ela deve conter letra maiúscula, letra minúscula, número e símbolo. Confirme a senha escolhida e clique em Continuar. Está pronto o cadastro.

Fonte: Reconta Aí / Tarsila Braga | 8 de Fevereiro de 2022.