Diagnóstico sobre questões relativas a gênero entre empregadas da Emater/RS

 Diagnóstico sobre questões relativas a gênero entre empregadas da Emater/RS

A Asae instituiu o grupo de trabalho Gênero e Diversidade com a live DIÁLOGOS: IGUALDADE DE GÊNERO E EXTENSÃO RURAL, contemplando um dos mais importantes compromissos assumidos pela atual gestão, pois são inúmeras as vezes que a Associação é demandada para mediar situações de violência e discriminação nas relações de trabalho, implicadas à questão de gênero.

A Associação realizou uma PESQUISA PARA ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO SOBRE QUESTÕES RELATIVAS A GÊNERO ENTRE EMPREGADAS DA EMATER/RS-ASCAR, de 05 a 25/07/2021, com finalidade de que as respostas a esse diagnóstico sejam tomadas como base para a Associação promover ações coordenadas de promoção da igualdade de gêneros. A entidade tem em vista apresentar à Ascar uma agenda vigorosa para a superação das desigualdades e à promoção de um ambiente de trabalho humanamente respeitoso, solidário e profissionalmente funcional e produtivo.
A realização da pesquisa foi um sucesso.

Dos atuais 1760 empregados da Ascar, 44,77% são mulheres, precisamente 788. Destas 344 participaram respondendo o questionário, da ativa ou não, associadas ou não, portanto quase 43% do total de mulheres acolheram o desafio de responder. As respostas constituem uma base de dados representativa para traçar o perfil das respondentes, assim como analisar suas expressões dissertativas como indicativo de construção de uma agenda positiva de combate às desigualdades e promoção de igualdade de gêneros no âmbito Institucional.

Doravante o GT de Gênero lançará parcialmente as análises realizadas. Publicizará cada etapa de diferentes formas, seja por textos, lives, podcasts, vídeos, charges, utilizando dinâmicas didáticas e criativas de abordagens, pois são pontos sensíveis apresentados pelas respondentes. Cada parte corresponde a categorias de indicadores que evidenciam questões relacionadas à opressão e discriminação de gênero no âmbito das respostas coletadas.
O GT buscará apontar propostas educativas de tratamentos e superações dos desafios identificados. Superar os diferentes tipos de discriminação é necessário e importante para a vida profissional e pessoal das empregadas, mas fundamentalmente é imperativo para o bem-estar no ambiente de trabalho.

Confira no botão abaixo para fazer o download do arquivo com análise sobre o perfil das extensionistas que responderam a pesquisa.



ASAE

Posts relacionados