Asae participa da sessão ordinária conjunta CTA/Conad-Emater/RS-Ascar

 Asae participa da sessão ordinária conjunta CTA/Conad-Emater/RS-Ascar

Na última quinta-feira, 16/12, a Asae – como membro do Conselho Administrativo – CONAD da Emater/RS – participou da Sessão Ordinária do Conselho Técnico Administrativo – CTA da Emater/RS. Estiveram presentes de forma virtual representando a associação a presidente da Asae, Marines Bock, e o primeiro secretário, Robson Loeck.

As pautas discutidas em reunião foram:

• Apreciação e deliberação sobre as propostas orçamentárias da EMATER/RS e da ASCAR para 2022;
• Apreciação e deliberação sobre o Plano Anual de Trabalho – PAT da EMATER/RS e da ASCAR para 2022.

A Asae apontou que o orçamento previsto para o ano de 2022 não atende as necessidades das atividades propostas pela Emater. O próprio relatório da previsão orçamentária aponta um déficit de R$ 40 milhões. Em sua fala, Marines relata que é necessário uma complementação do orçamento por parte do Governo Estadual para a Emater.

Também foi apontado pela direção da Asae que o Estado vem reduzindo a sua participação no orçamento, que representa uma queda de 33% em relação as duas gestões anteriores e 20% a menos que a última gestão – valores corrigidos pelo IPCA de novembro de 2021. Já a participação do Governo Federal – que já foi de até 6% – projetada para o próximo ano é de um investimento de apenas 0,76%.

Essa redução de recursos está ocasionando a precarização dos serviços prestados pela Emater. A Asae defendeu a necessidade da realização de um concurso público para repor o quadro funcional, que, nos últimos sete anos, sofreu um decréscimo de 750 trabalhadores.

ASAE

Posts relacionados