Audiência Pública reafirma necessidade de orçamento para Emater

 Audiência Pública reafirma necessidade de orçamento para Emater

O Dia da Extensão Rural, 06 de dezembro, foi marcado por uma Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa, através da Comissão de Economia, Desenvolvimento Econômico e do Turismo, para debater o baixo orçamento destinado pelo governo estadual à Emater em 2022. Os participantes do evento, coordenado pelo presidente da Comissão, deputado Zé Nunes (PT), foram unânimes na defesa do papel relevante da empresa para a agricultura gaúcha e, ao mesmo tempo, em criticar a diminuição de recursos destinados a assistência e extensão rural.

O deputado Zé Nunes disse que os recursos orçamentários destinados à Emater são “capengas” e demonstram que o estado tem uma política que prioriza a agricultura extensiva e de comodities. Ele destacou que a Emater, em anos anteriores, recebeu recursos muitas vezes maiores que o projetado para 2022.

A presidente da Associação dos servidores da Ascar/Emater, ASAE RS, Marines Bock, que falou em nome de todas as entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras, disse que há grande preocupação entre os extensionistas rurais diante dos recursos previstos para a Emater em 2022, já que são bem inferiores aos praticados em governos anteriores. Ela assegurou que a falta de recursos econômicos, somada a dispensa de pessoal, tem impacto negativo no trabalho da empresa. “Isso reflete na produção de alimentos e na assistência social preventiva” disse.

“Nós estamos preocupados, pois a previsão orçamentária de R$ 186 milhões para o ano de 2022 é 33% mais baixo se comparado com anos anteriores e 20% mais baixo em relação ao que o governo anterior executava. Estamos vendo os recursos reduzirem ano a ano. Isso se reflete também na falta de recursos humanos, o nosso principal capital. Hoje, os extensionistas e as extensionistas estão muito sobrecarregados por falta de contingente e a desvalorização profissional. Além disso, temos a questão da falta de investimento na renovação da frota e em equipamentos de informática. Sabemos que o setor agropecuário tem uma forte relevância para o PIB, chegando a 35%. E a Emater sendo a principal executora das políticas públicas no campo para o Estado, precisamos de recursos humanos para poder fazer chegar os serviços em todos os cantos do Estado”, completou Marines.

Atualmente, a Emater sofre com a falta de profissionais, já que houve desligamento de 750 extensionistas. Tratam-se de cargos e postos de trabalho que até agora não foram supridos e que fazem falta no atendimento das mais de 200 mil famílias da agricultura familiar no RS. Outro problema tem sido a desvalorização profissional: há três anos os extensionistas rurais não recebem nem mesmo a reposição das perdas com a inflação nos seus salários.

EMENDA AO ORÇAMENTO

A Audiência Pública registrou apoio à volta da discussão da emenda apresentada pelo deputado Elton Weber (PSB), que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha. Ela foi destacada e reprovada junto à Comissão de Finanças da AL e destinava R$ 50 milhões para ampliar o orçamento da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O entendimento é que parte do aporte seja direcionado à Emater.

O diretor administrativo da Emater, Lino Hamann, lembrou que não são novidades os problemas orçamentários da empresa, e afirmou que está confiante quanto ao encaminhamento do orçamento de 2022.

DEPUTADOS

O deputado Jeferson Fernandes (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural, sugeriu que todos os participantes da reunião demonstrassem apoio a emenda protocolado pelo deputado Elton Weber.

O deputado Adolfo Brito (PP) afirmou que apoia a emenda apresentada e demonstrou preocupação com número de servidores à disposição para ajudar na implantação e acompanhamento do programa Avança Agro, recentemente anunciados pelo governo do Estado.

A deputada Sofia Cavedon (PT) argumentou que a redução do orçamento da Emater é absurda. Ela defendeu a valorização salarial dos servidores da Emater. “É a mão humana que leva ao desenvolvimento”, assinalou.

Além da presidente da ASAERS, outros servidores da Emater se pronunciaram, denunciando a diminuição de recursos e pessoal da Empresa. Foram eles: o extensionista de Imbé, Flávio de Souza; a representante da Associação de Extensionistas sociais, Luana Alves; o diretor do Senge, Nelson Portelinha e a representante do Semapi, Cecília Bernardi.

Também estiveram presentes a presidente Associação Municipal das trabalhadoras rurais de Segredo, Aleandra Nunes; o diretor presidente da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso; a representante das quilombolas, Odeane Simões; o representante dos movimentos sociais, Álvaro Delatorre; a representante dos Pescadores, Melina Moraes e o representante da comunidades indígenas, Abílio Padilha.

Também manifestaram apoio à Emater e à emenda orçamentária, os prefeitos de Agudo, Luís Henrique Kittel, e de General Câmara, Helton Barreto; o vice-prefeito de Camaquã, Abner Dillmann, e o representante da Famurs, Mário Nascimento.

Veja a audiência completa no YouTube da Assembleia Legislativa pelo link: https://youtu.be/A51Y6JVe-Fg

Com informações AGÊNCIA AL.

ASAE

Posts relacionados