Asae volta à Assembleia Legislativa para tratar com parlamentar aporte à Aters

 Asae volta à Assembleia Legislativa para tratar com parlamentar aporte à Aters

A presidentes da Asae e da Aesr, Marines Bock e Luana Alves, respectivamente, estiveram na Assembleia Legislativa (AL) na última quinta-feira, 28/10, no gabinete do deputado estadual, Elton Weber, para reforçar a necessidade de um aporte no orçamento destinado à Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) para 2022. As entidades buscam do parlamentar – que foi presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) – apoio para que essa pauta esteja no planejamento orçamentário e na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano.

A Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, presidida pelo próprio deputado, protocolou junto à Comissão de Finanças da AL uma emenda de R$ 50 milhões para ampliar o orçamento da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O entendimento é que parte do aporte garantirá uma melhor capacidade de custeio e investimento. Doze parlamentares de oito partidos assinaram a emenda. Weber afirma que com a proposta de elevação do orçamento seria possível a injeção de parte dos recursos para a Emater/RS-Ascar e relembra que em setembro do ano corrente, a Frente Parlamentar propôs ao Governo Estadual que fosse criada o “Avançar Desenvolvimento Rural” como pauta ao Programa Avançar, que serviria para a recomposição do orçamento ao setor para 2022.

Em nome de todas as entidades representativas dos trabalhadores, a Asae entregou ao deputado um ofício solicitando apoio à emenda do orçamento estadual do ano seguinte no valor destinado para o Programa da Seapdr de número 6046, Assistência Técnica e Extensão Rural. Justamente para que parte deste valor seja alocado na Emater/RS-Ascar.

Marines ressalta que com a injeção do aporte, será possível a realização do processo seletivo para entrada de novos trabalhadores. Esse movimento geraria resultados econômicos e sociais imediatos para a sociedade gaúcha. A presidente da Asae reforça a importância do trabalho que a Emater exerce e espera ter êxito no apoio dos deputados quanto a esse aporte e afirma que a as entidades continuarão fazendo pressão junto aos parlamentares. Na próxima semana haverá novas agendas na Assembleia Legislativa.

ASAE

Posts relacionados