ASAE participa do Encontro Nacional da Agricultura Familiar e Camponesa

 ASAE participa do Encontro Nacional da Agricultura Familiar e Camponesa

Em uma programação que integrou a Semana da Agricultura Familiar, ocorreu neste dia 22 de julho, de forma virtual, o Encontro Nacional da Agricultura Familiar e Camponesa, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, CONTAG. A presidente da ASAE, Marines Bock, participou como representante da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e da Pesquisa, do Setor Público Agrícola do Brasil, FASER, entidade da qual a associação faz parte do  Conselho Deliberativo.

O objetivo do encontro foi fortalecer a articulação nacional das entidades que lutam pela defesa dos direitos da agricultura familiar, camponesa e indígena, promovendo a valorização dos sujeitos do campo em todo o território nacional e o reconhecimento da sua importância na produção sustentável de alimentos saudáveis para a soberania e segurança alimentar e nutricional. 

Foi reforçada a importância estratégica da Agricultura Familiar na produção de alimentos, principalmente neste momento de pandemia no qual o número de pessoas que passam fome no Brasil aumentou muito. Segundo dados apresentados, são cerca de 19 milhões de pessoas passando fome no país. 

COMITÊ

O evento também criou o Comitê Nacional da Agricultura Familiar que terá, entre outras funções: fortalecer a articulação nacional das entidades que lutam pela defesa dos direitos da agricultura familiar, camponesa e indígena; discutir e propor políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e de acesso a alimentos saudáveis, combate à fome e ao consumo de alimentos ultra processados; e também o combate à concentração de renda; todas essas situações que se agravaram durante a pandemia.

Outro objetivo do Comitê é tornar a celebração da Semana da Agricultura Familiar um evento anual e permanente no calendário nacional. Nesse contexto, a ideia é discutir, propor, avaliar e monitorar a implementação de políticas públicas para a agricultura familiar, camponesa e indígena em consonância com os Sete Pilares da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar e com as diretrizes da Declaração dos Direitos dos Camponeses e Camponesas, bem como incentivar ações similares nos estados e municípios. 

O Comitê foi instalado tendo 13 organizações em sua composição: Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG); Frente Parlamentar Mista da Agricultura Familiar (FPAF); Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); Articulação Semiárido Brasileiro (ASA); Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer); Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab); Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf); Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, da Extensão Rural e da Pesquisa do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser) – A qual a Asae faz parte e também representou os trabalhadores da Extensão Rural do RS; Levante Popular da Amazônia; Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST); União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e Via Campesina.

O evento está disponível no Canal da CONTAG no youtube: 

WEBINAR PROMOVIDO PELA EMATER MINAS

O Diretor da ASAE, Robson Loeck, esteve representando a ASAE em evento relativo a Semana da Agricultura Familiar. Foi em um Webnário promovido pela EMATER MG. O evento, que também ocorreu no dia 22, tratou da importância estratégica da agricultura familiar para a produção de alimentos e o desenvolvimento.

ASAE

Posts relacionados