Banco Central aponta risco dos aposentados do INSS que tomam crédito consignado

 Banco Central aponta risco dos aposentados do INSS que tomam crédito consignado

Site Valor Investe: Por Alex Ribeiro e Estevão Taiar

O limite de consignação dos benefícios do INSS era de 35%, mas foi elevado a 40% no fim do ano passado. Segundo o BC, há indicações de que o crédito consignado é uma fonte importante de caixa para esse público

Um estudo divulgado pelo Banco Central aponta o risco de alto endividamento dos beneficiários do INSS que tomam empréstimos consignados.

Entre os tomadores vinculados aos entes consignantes público e privado, há uma maior parte tanto da carteira ativa quanto da quantidade de clientes abaixo dos 30% de comprometimento de renda, diz o estudo, publicado como boxe no relatório de Economia Bancária (REB).

Já no consignado para aposentados e pensionistas do INSS, há, comparativamente, uma maior concentração de carteira ativa e do número de clientes ao redor dos 30% e dos 35%, indicando que esses tomadores possam estar próximos aos limites máximos de consignação do crédito pessoal e do cartão de crédito consignados.

O limite de consignação dos benefícios do INSS era de 35%, mas foi elevado a 40% no fim do ano passado.

Segundo o BC, há indicações de que o crédito consignado é uma fonte importante de caixa para esse público. Cerca de 70% dos tomadores, afirma, se concentram na faixa de renda até dois salários mínimos.

“Porém, se por um lado esse crédito representa volume importante de recursos em um primeiro momento para os aposentados e pensionistas, por outro pode gerar uma redução relevante de sua renda disponível ao longo do tempo”, diz o estudo.

“Assim, o crédito consignado pode funcionar para parcela do público aposentado como porta de acesso ao sistema financeiro devido à possibilidade de aferição de uma renda formal que serve de garantia ao empréstimo. Contudo, o fato de a renda preponderante entre os tomadores ser baixa e o comprometimento de renda ser usado em muitos casos próximo ao limite indica que há que se considerar tanto o fator de risco que um alto endividamento pode representar para o indivíduo quanto o potencial de demanda por recursos financeiros ainda não atendida.”

Fonte: https://valorinveste.globo.com/produtos/credito/noticia/2021/06/07/banco-central-aponta-risco-dos-aposentados-do-inss-que-tomam-credito-consignado.ghtml

ASAE

Posts relacionados