Live nas redes sociais comemora os 40 anos do Projetão

 Live nas redes sociais comemora os 40 anos do Projetão

Em tempos de pandemia, que não podemos nos reunir presencialmente, as lives se tornaram ótimas ferramentas para “aglomerar” sem colocar em risco à saúde dos participantes. Foi o que a ASAE fez nessa terça-feira, 18/05. Em um evento virtual marcante, a associação convidou personagens importantes da Emater para contar a história do Projetão, um marco definitivo na realidade do campo no Rio Grande do Sul, que completou 40 anos em 2021.

E quem pôde nos contar um pouco dessa história fascinante foram trabalhadores e trabalhadoras que estiveram lá e acompanharam todo o processo, desde a sua idealização até a execução. Na live, tivemos a honra de receber o Lino Ivanio Hamann – Idealizador do Projetão e ex-presidente na Emater/RS-Ascar; Maria Beatriz Amaral Penna – Engenheira agrônoma e supervisora do Projetão; Celso Siebert – Extensionista Rural e Técnico em Agropecuária; Clari Pierezan Pereira – Extensionista Rural e Técnico em agropecuária; Terezinha Marques Flor – Vice-presidente da ASAE; Marines Rosali Bock – Presidente da ASAE; Geraldo Sandri, Presidente da Emater/Ascar-RS.

Durante um pouco mais de 1h30, o público teve a oportunidade de ouvir um pouco de tudo o que cercou esse grande projeto na década de 80; das questões mais técnicas, até as situações mais curiosas e engraçadas. O evento contou com a participação de todos os colaboradores da Emater-Ascar, que foram liberados durante a live para poder acompanhar a transmissão.  Para quem não conseguiu assistir, o vídeo está disponível na íntegra nas redes da ASAE, tanto no Facebook quanto no Youtube.

O presidente da Emater/Ascar-RS, Geraldo Sandri, parabenizou a ASAE pela realização do evento e destacou a importância do Projetão para a extensão rural e para a companhia. “Foi um projeto bem construído e certamente a Emater/Ascar é o que é hoje também por conta desse Projetão (…) e também representa o futuro da instituição.”, exalta Sandri. E complementa: “Através de marcos dessa forma é que nós vamos construindo o futuro da assistência técnica e da extensão rural do Rio Grande do Sul”.

Já a vice-presidente da ASAE, Terezinha Marques Flor, além de conduzir a live, aproveitou uma das suas falas para lembrar todos os objetivos do Projetão e como as cidades do Estado foram beneficiadas com essa iniciativa inovadora. Em seguida, ela cedeu a palavra ao Idealizador do projeto e ex-presidente na Emater/RS-Ascar, Lino Hamann. Ele deu detalhes do que o motivou a pensar e organizar algo tão grande e que acabou gerando impactos até hoje para a empresa e para o Estado. “[Na época] Me disseram que eu era completamente louco (…) porque eu queria contratar 1,2 mil pessoas. A minha ideia era dar um choque de assistência técnica no Rio Grande do Sul e provocar o aumento de produtividade, o aumento da produção e o aumento de arrecadação de tributos”, lembra Hamann.

Após as demais falas, todos puderam apreciar uma linda poesia, declamada pelo Quintino Lopes, técnico em agropecuária e um dos integrantes do Projetão. Ele retrata, com muita emoção, um pouco do sentimento daqueles que vivenciaram toda essa experiência marcante e histórica. O poema está disponível em nosso site e pode ser lido aqui.

Por fim, a presidente da ASAE, Marines Bock, agradeceu a participação de todos e ressaltou o quão emocionante foi poder relembrar tantos fatos que, para muitos, são desconhecidos, mesmo para quem está há quase 25 anos na Emater/Ascar. “Mesmo estando há 24 anos na instituição, eu não conhecia essas histórias e foi muito importante a gente revivê-las para que todos possam conhecer o que esses colegas passaram”, afirma Marines. E complementa: “Foi muito lindo os depoimentos e vi que muitos participantes se emocionaram e reviveram muitas histórias. O nosso muito obrigado a vocês”.

Ao final da live comemorativa dos 40 anos do Projetão, a ASAE promoveu um sorteio entre os associados e associadas participantes do seguro de vida em grupo pela Icatu/Fundo de Integração. Foram sorteadas 35 bolsas marrons em couro sintético para as mulheres e 35 sacolas de viagem pretas para os homens. Você pode conferir a lista dos contemplados aqui.

ASAE

Posts relacionados