Francisco Roberto Caporal: Uma vida a serviço da Extensão Rural e da Agroecologia

 Francisco Roberto Caporal: Uma vida a serviço da Extensão Rural e da Agroecologia

31/12/07

Por Gervásio Paulus – Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Emater-RS/Ascar

Sempre que o tema é Extensão Rural e Agroecologia, o nome de Francisco Roberto Caporal é uma referência obrigatória. Nascido em Cruz Alta, formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), onde também fez Mestrado em Extensão Rural (1991), com doutorado pela Universidade de Córdoba – Espanha (1998), no curso de Doutorado em Agroecología, Campesinado e Historia, Caporal, como era mais conhecido, deixa uma contribuição inestimável para a história da Extensão Rural gaúcha e brasileira.

Extensionista Rural da Emater-RS/Ascar de 1975 a 2010, iniciou sua atividade profissional no município de Pejuçara, passando por diversas funções, como Chefe de Escritório Municipal, Supervisor e Subgerente da Região de Santa Maria. Diretor Técnico eleito da Emater-RS, no período de 1999 a 2002, período em que colocou a Agroecologia como centralidade da atuação da ATER. Sempre atento às transformações no meio rural e na ATER, ajudou no movimento que ficou conhecido como Repensar na década de 80. Foi também sócio-fundador da ABA – Associação Brasileira de Agroecologia, tendo sido seu presidente por duas gestões (2008 e 2011).

Além dos cargos e funções que ocupou na EMATER-RS, foi Diretor Substituto do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) e Coordenador Geral de Ater e Educação, no mesmo Departamento da Secretaria da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de 2004 a 2010, exercendo um papel decisivo na criação da Política Nacional de ATER (PNATER). Foi também professor convidado de várias universidades, na América Latina e na Espanha.

Extensionista e intelectual atuante, sem perder a realidade como referência, foi autor e co-autor de dezenas de livros e centenas de trabalhos, que ajudaram a formar mais de uma geração de extensionistas e de militantes no campo da Agroecologia.

Atualmente, exercia as funções de Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, junto ao Departamento de Educação, onde dava aulas na disciplina de Extensão Rural e coordenava o programa RádioWeb Agroecologia.

Por toda sua trajetória profissional e acadêmica, com uma contribuição inestimável para uma Extensão Rural vibrante, fortalecida e a serviço de quem mais necessita, com foco em processos participativos e baseados em princípios agroecológicos e, sobretudo, por nunca abandonar sua simplicidade e suas convicções, vai fazer muita falta.

Vá em paz, Caporal, com a certeza de sua missão cumprida nessa jornada terrena. E que o seu legado, exemplo e coerência nos sirvam de inspiração.

Gervásio Paulus – Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Emater-RS/Ascar

ASAE

Posts relacionados